iOS 18 mudará cor de ícones de apps com Modo Escuro ativo

Por Fonte83 - 10/06/2024

Na véspera da WWDC, novos relatórios revelam mudanças no iOS 18, que será anunciado pela Apple nesta semana. Segundo o site MacRumors, os ícones dos aplicativos mudarão de cor no Modo Escuro pela primeira vez, ganhando uma tonalidade escura para combinar com a interface do sistema.

A ideia de recolorir ícones de aplicativos já havia sido especulada como uma forma de personalizar os dispositivos. Segundo o MacRumors, os desenvolvedores poderão optar por permitir que seus aplicativos mudem automaticamente o ícone quando o telefone estiver no Modo Escuro.

Ainda não fo irevelado como funcionará, mas há a possibilidade de os desenvolvedores escolherem um ícone claro e um escuro, com o sistema alternando automaticamente conforme a configuração de aparência muda. Outra possibilidade é o sistema renderizar um tema escuro, alterando o fundo branco de muitos ícones para preto.

Outras novidades previstas para o iOS 18

Além da mudança na cor dos ícones, o iOS 18 também trará a capacidade de bloquear o acesso a aplicativos usando biometria, como Face ID ou Touch ID, em cada lançamento de aplicativo. Essa funcionalidade permitirá aos usuários aumentar a segurança de seus dispositivos, exigindo autenticação adicional para abrir determinados aplicativos.

O bloqueio de aplicativos por autenticação biométrica ou senha é uma funcionalidade presente no Android há algum tempo. Isso permite que os usuários entreguem seus telefones desbloqueados a outras pessoas, talvez para mostrar um site ou uma foto, sem temer olhares curiosos.A Apple já implementou essa ideia em alguns aplicativos. Por exemplo, no iOS 17, o Modo de Navegação Privada no Safari pode solicitar autenticação por Face ID para acesso, assim como os álbuns ‘Recentemente Excluídos’ e ‘Ocultos’ no aplicativo Fotos. Notas individuais no aplicativo Notas também podem ser bloqueadas com biometria ou senha.

Para o iOS 18, a empresa quer oferecer um recurso sistêmico que permitirá aos usuários escolher quais aplicativos exigirão um passo adicional de autenticação antes de serem abertos. Ainda não está claro se esse recurso funcionará apenas com aplicativos nativos da Apple ou se os aplicativos de terceiros na App Store também poderão ser bloqueados.