Hugo Motta rebate críticas do governo Lula e defende derrubada do aumento do IOF: “Presidente de Poder não serve a partido”

Por Fonte83 - 30/06/2025

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos – PB) – Foto: Câmara dos Deputados.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (RepublicanosPB), voltou a se pronunciar nesta segunda-feira (30) sobre a decisão do Congresso Nacional de derrubar os decretos que aumentavam as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em vídeo publicado nas redes sociais, Motta rebateu as críticas de integrantes do governo federal e afirmou que o Executivo foi, sim, alertado previamente sobre a resistência no Parlamento.

A polêmica teve início após a votação, quando aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusaram Hugo Motta de “traição” por não ter comunicado formalmente a inclusão da matéria na pauta. O deputado classificou essa acusação como “narrativa falsa” e se defendeu: “O capitão que vê o barco indo em direção ao iceberg e não avisa não é leal, é cúmplice. E nós avisamos ao governo que essa matéria do IOF teria muita dificuldade de ser aprovada no Parlamento”, disse.

Sem citar diretamente o PT, Hugo mandou uma indireta ao partido ao reforçar que o papel de um líder institucional deve ser acima de interesses partidários: “O presidente de qualquer Poder não pode servir a um partido. Ele tem que servir ao seu país”, declarou.

Com 383 votos favoráveis e 98 contrários, o texto foi aprovado com folga na Câmara dos Deputados no último dia 25 de junho e, em seguida, também passou no Senado Federal. Agora, aguarda promulgação. Na bancada da Paraíba na Câmara, 10 dos 11 parlamentares votaram pela suspensão dos decretos. Apenas o petista Luiz Couto foi contra a medida, seguindo a orientação do Palácio do Planalto. O presidente da Casa, Hugo Motta, não votou por exercer a presidência.

A decisão do Congresso de sustar os decretos que elevavam as alíquotas do IOF para operações de crédito, câmbio e seguros teve amplo apoio da base parlamentar, que considerou o aumento como uma medida impopular e com potencial de impacto direto na economia das famílias e empresas.

Confira abaixo a publicação no perfil do Instagram de Hugo Motta:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Hugo Motta (@hugomottapb)

Leia Mais: Entenda como fica a cobrança do IOF após derrubada de decreto de Lula

+ Ricardo Coutinho critica Congresso por derrubar aumento do IOF e diz que “quem perde é o povo”

+ Cabo Gilberto comemora queda do IOF e diz que país “naufraga” sob governo Lula

+ Hugo Motta celebra derrota ao aumento do IOF como “construção suprapartidária” do Congresso

+ Após articulação de Hugo Motta, Câmara derruba aumento do IOF e impõe derrota ao governo Lula; texto segue para o Senado

+ Senado segue a Câmara dos Deputados e impõe nova derrota ao governo ao barrar aumento do IOF

+ Dez deputados paraibanos votaram para derrubar aumento do IOF; apenas Luiz Couto, do PT, foi contra a proposta

+ Líder do PT na Câmara critica Hugo Motta por pautar derrubada do IOF e diz que escolha de relator bolsonarista é “provocação infantil”

+ Hugo Motta anuncia votação de urgência para revogação do aumento do IOF: “Clima não é favorável a mais impostos”

+ Hugo Motta endurece discurso e avisa: “Congresso não aceitará aumento de impostos sem corte de gastos”

+ Após pressão, Governo reúne líderes da Câmara e Senado e decide substituir decreto que aumentou IOF 

+ Após oposição de Hugo Motta ao IOF, Governo buscará alternativas com líderes partidários

+ Hugo Motta critica aumento do IOF e antecipa reunião decisiva com o governo: “Empresas não aguentam mais tributos”

+ ✅Clique aqui para seguir o canal do “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado