Hugo Motta projeta cenários em que Republicanos pode pleitear duas vagas na chapa majoritária em 2026

Por Fonte83 - 07/02/2025

O presidente da Câmara Federal e do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, afirmou que seu partido pode sim disputar mais de uma vaga na chapa majoritária nas eleições de 2026. Em declaração recente, o parlamentar destacou o crescimento do Republicanos na Paraíba e a influência da legenda nas últimas eleições.

“É importante dizer que nós defendemos a unidade do campo político em que estamos, que é o campo político liderado pelo governador João Azevêdo. E, com muita responsabilidade, no momento certo, discutiremos onde cada partido poderá colaborar com essa chapa. Essa análise precisa ser feita com racionalidade. Não há uma regra posta ou uma receita de bolo pronta para isso”, afirmou Motta.

O deputado ressaltou que a composição da chapa será definida de forma estratégica, levando em conta a competitividade e os cenários indicados pelas pesquisas eleitorais. “Se, em 2026, o Republicanos tiver nomes que possam ocupar mais de uma vaga na majoritária e isso for o melhor caminho, trazendo mais competitividade — e sendo aferido por pesquisas —, não vejo problema nisso. Assim como qualquer outro partido pode também ter mais de uma vaga na majoritária.”

O Republicanos tem se consolidado como uma das principais forças políticas do estado. Hugo Motta lembrou que a sigla cresceu significativamente nas eleições de 2022 e 2024, consolidando sua presença tanto no Executivo quanto no Legislativo.

“Nosso partido, é importante registrar, foi o que mais cresceu nas eleições recentes do nosso estado, tanto na eleição de 2022 quanto na de 2024. Fizemos a maior bancada de deputados estaduais e federais em 2022, ajudamos na eleição do senador Efraim Filho, contribuímos para a eleição do governador João Azevêdo e, agora, em 2024, elegemos 50 prefeitos.”

Para o líder da legenda, o crescimento do partido se deve ao trabalho de base e à relação direta com as lideranças políticas e a população. “O partido tem crescido porque busca manter um diálogo constante com as lideranças políticas do estado. Respeitamos os membros do nosso partido. Nós não somos um partido cartorial. Somos um partido que tem, de fato, compromisso com a população paraibana, e é dessa forma que penso ser correto fazer política. Seguiremos sempre trabalhando para que o partido esteja junto do povo do nosso estado, apresentando seus anseios.”