Governo Lula manda para rua paraibano ligado ao Centrão no FNDE; saiba quem é

Por Fonte83 - 21/10/2025

O paraibano Anderson Wilson Sampaio foi mandado para rua, na última segunda-feira (20), do cargo de diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A decisão foi oficializada por portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

A saída de Sampaio ocorre em meio a uma série de mudanças promovidas pelo governo federal para afastar indicados do Centrão de cargos estratégicos. Desde agosto, diversas substituições já foram realizadas, incluindo nomes ligados ao senador Efraim Filho (União Brasil).

Natural de Campina Grande, Anderson Sampaio está em Brasília há cerca de cinco anos, iniciando sua trajetória no governo ainda durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em 2023, já sob o governo Lula, foi nomeado diretor no FNDE.

Em entrevista, ao Jornal da Paraíba, Sampaio afirmou que sua indicação contou com apoio de deputados de diferentes partidos, sem citar nomes específicos. Ele também já concorreu ao cargo de vereador em Campina Grande, nas eleições de 2012, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

A exoneração do paraibano integra um movimento mais amplo do governo federal, que busca reduzir a presença de aliados do Centrão em posições estratégicas, especialmente em órgãos com orçamento e influência nacional, como o FNDE.

O episódio reforça a tendência do Executivo de ajustar indicações políticas e reforçar o controle sobre cargos-chave, mantendo alinhamento com prioridades da atual gestão.

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram