Gervásio Maia critica indicação de Deusdete Queiroga ao TCE-PB e diz que não participou das conversas: “Erro político”

Por Lucas Duarte / Fonte83 - 23/10/2025

Gervásio Maia vê desperdício em tirar Deusdete Queiroga do projeto político do PSB

O deputado federal Gervásio Maia (PSB) afirmou nesta quinta-feira (23) que não participou das articulações que resultaram na indicação do secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, para uma vaga no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Em entrevista à rádio BandNews João Pessoa, o parlamentar classificou a movimentação como um erro político e defendeu que o tema deveria ter sido discutido dentro do partido.

“Discordei e não participei desse movimento porque não fui chamado. Acho que isso tinha que ter sido combinado com o partido antes. As coisas precisam ser tratadas dentro do colegiado”, afirmou o deputado.

Gervásio elogiou Deusdete Queiroga, a quem chamou de “um quadro importante do PSB e do governo”, mas ponderou que enviá-lo ao TCE-PB seria um desperdício político. “Deusdete é uma figura essencial para o projeto do PSB e tem papel relevante em tudo o que o estado vive de bom hoje. Na hora em que você lança Deusdete para o Tribunal de Contas, está tirando do partido um nome que poderia integrar uma futura chapa majoritária. Uma pessoa não pode ocupar dois espaços. Se for para o TCE, está fora do projeto político do PSB”, avaliou.

A declaração de Gervásio ocorre em meio à intensa disputa pela sucessão do conselheiro Fernando Catão, que se aposentou na quarta-feira (22) após 21 anos de atuação na Corte, ao completar 75 anos, idade limite para o cargo. A vaga, que será preenchida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), já mobiliza o meio político estadual.

Entre os nomes cotados estão Adriano Galdino (Republicanos), presidente da ALPB; Taciano Diniz (União Brasil); Tião Gomes (PSB); Branco Mendes (Republicanos) e o próprio Deusdete Queiroga, considerado o favorito do Palácio da Redenção caso o Legislativo opte por um nome de consenso com o Executivo.

Embora a vaga pertença à cota do Legislativo, o governo mantém influência direta na definição, e a possibilidade de nova aposentadoria, do conselheiro Nominando Diniz, que completa 71 anos em dezembro, pode acirrar ainda mais as articulações.

Ao se distanciar publicamente do movimento que envolve o nome de Deusdete, Gervásio Maia expôs divergências internas no PSB e reforçou o clima de reorganização política dentro da base do governador João Azevêdo, que tenta equilibrar o tabuleiro de forças com vistas às eleições de 2026.

➕Deputado Taciano Diniz entra no radar da disputa pela vaga no TCE-PB, mas adota cautela: “Vamos ouvir os colegas”

➕Após 21 anos, Fernando Catão se despede do TCE-PB e abre corrida por vaga mais cobiçada da política paraibana

➕Tião Gomes mantém esperança no TCE, mas se curva à força de Adriano Galdino e teme “repetir pesadelo”

➕Felipe Leitão admite disputa acirrada por vaga de Conselheiro no TCE-PB: “Muita especulação, só tem uma cadeira”

➕Hervázio Bezerra defende nome de Deusdete Queiroga para o TCE-PB e afirma: “É um homem digno e sem inimigos”

➕Aposentadoria de Fernando Catão agita bastidores e acirra disputa por vaga de Conselheiro no TCE-PB

➕Deusdete Queiroga confirma articulação por vaga no Tribunal de Contas e diz que não fechou as portas para ser vice de Lucas Ribeiro

➕João Azevêdo admite que Deusdete Queiroga pode disputar vaga de Conselheiro no TCE-PB, mas pondera: “Discussão interna, nada definido”

➕Tião Gomes entra no páreo por vaga no TCE-PB, mas impõe condição: “Só disputo se Adriano não for candidato”

➕Ô Paraíba Boa: Adriano Galdino diz estar decepcionado com aliados e admite abandonar política para disputar vaga no TCE-PB

➕Branco Mendes entra na briga por vaga de Conselheiro no TCE-PB e promete jogo limpo: “Vou dialogar, não impor”

➕Adriano Galdino evita antecipar debate sobre sucessão de Fernando Catão no TCE-PB: “Vamos aguardar a comunicação oficial”

➕TCE-PB aprova contas de 2023 da Assembleia Legislativa sob gestão de Adriano Galdino

➕Ao tomar posse como primeira mulher no TCE-PB, Alanna Galdino diz que sua nomeação é um passo contra a desigualdade de gênero

➕Presidente do TCE-PB comenta indicação de Alanna Galdino para conselheira; decisão final será na próxima semana: “Critérios objetivos”

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram