Futuro presidente do PT Nacional rebate Hugo Motta sobre 8 de janeiro e reafirma combate ao fascismo

Por Fonte83 - 16/02/2025

Edinho Silva participou do seminário estadual do Construindo Novo Brasil do PT-PB, no Sindicato dos Bancários, em João Pessoa.

Em visita a João Pessoa neste sábado (15), Edinho Silva, prefeito de Araraquara e provável futuro presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Nacional, contestou declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (RepublicanosPB), sobre os atos de 8 de janeiro, quando extremistas invadiram e depredaram o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). Motta havia afirmado que não houve golpe, mas Silva afirmou que as evidências comprovam a gravidade da tentativa de ruptura democrática.

“Estamos convencidos de que a fala do presidente da Câmara está em desacordo com as evidências. Todos os dados mostram a seriedade da tentativa de golpe”, declarou Silva, destacando a importância de enfrentar essa ameaça.

O líder petista também reforçou que, apesar dos desafios internos do partido, a prioridade atual deve ser a reeleição de Lula, além do combate ao fascismo, tanto no Brasil quanto no exterior. “Precisamos reconstruir o partido internamente, mas a conjuntura exige foco na reeleição do presidente e na luta contra o fascismo”, afirmou.

Durante sua viagem, que incluiu passagens por Recife e Natal, Silva participou de uma reunião do Construindo Novo Brasil (CNB), onde propôs mudanças estruturais para fortalecer a base do PT.

Leia Mais: Cabo Gilberto acredita na ‘sensibilidade’ de Hugo Motta para colocar PL da Anistia em pauta na Câmara Federal

+ Lula e Hugo Motta evitam polêmica sobre 8 de janeiro durante evento de alfabetização

+ “Arrependimento silencioso” de Hugo Motta sobre falas do 8 de janeiro não é suficiente. Ele precisa se retratar – Por Feliphe Rojas

+ Hugo Motta defende proporcionalidade nas punições aos responsáveis pelos atos de 8 de janeiro: “Sem excessos”

+ Anistia ao 8 de janeiro: Hugo Motta aguarda reuniões para definir pauta