Ex-secretário é preso acusado de chefiar esquema de fraude em obras do ginásio de Alhandra; prejuízo passa de R$ 200 mil

Por Ingreson Derze - 30/10/2025

Operação Escada de Penrose investiga desvio de recursos públicos em obras do Ginásio Rinaldão, em Alhandra.

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nesta quinta-feira (30), um ex-secretário de Infraestrutura de Alhandra acusado de comandar um esquema de fraude em licitação para a reforma do Ginásio Rinaldão, no distrito de Mata Redonda. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 204 mil.

A ação faz parte da Operação Escada de Penrose, deflagrada nas cidades de Alhandra, João Pessoa e Cabedelo, pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (DECCOR), com apoio do Ministério Público de Alhandra, da Prefeitura Municipal e do Instituto de Polícia Científica (IPC).

De acordo com as investigações, o ex-secretário usava a própria empresa para vencer licitações promovidas pela pasta que comandava — prática proibida por lei. Ele também teria contado com o apoio do ex-diretor de planejamento da secretaria para atestar medições de serviços nunca executados, o que permitiu o pagamento indevido de recursos públicos.

O inquérito policial aponta indícios dos crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A perícia do IPC confirmou que parte dos serviços contratados — incluindo a construção de uma escada de concreto e um ambiente multifuncional — jamais foi realizada.

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão em Alhandra. Ao todo, 40 policiais civis participaram da ação, incluindo delegados, investigadores, escrivães e peritos criminais.

A Prefeitura de Alhandra instaurou uma sindicância administrativa e apresentou laudo técnico que confirmou as irregularidades e o desvio de recursos públicos. A Polícia Civil informou que o objetivo da operação é reunir provas e impedir a destruição de documentos que comprovem o esquema, que teria ocorrido entre 2021 e 2024.

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram