Especialista traz experiência de São Paulo para programa de sustentabilidade na PB

Por Fonte83 - 14/09/2020

O ex-catador de resíduos sólidos Telines Basílio do Nascimento Júnior vive há mais de 30 anos em São Paulo (SP), mas é conhecido como Carioca. A experiência que adquiriu trabalhando nas ruas da cidade, hoje, é repassada para outros profissionais que vivem de separar aquilo que é considerado lixo para a maior parte das pessoas. Esta semana, a missão de Carioca é com os catadores de Cabedelo, na Grande João Pessoa.

O especialista em gestão de projetos está na cidade para participar do lançamento do ‘SustentaMundoBr – Parahyba’, nesta terça-feira (15), às 17h, na sede da Maple Bear João Pessoa. “Vim para auxiliar no aperfeiçoamento profissional dos catadores que estão dentro da cooperativa Astrec (Associação dos Trabalhadores de Recicláveis de Cadebelo), tanto na parte administrativa – para que tenham uma visão de negócios -, como na parte de saúde e segurança do trabalhador”, explica.

Carioca é respeitado por onde passa. Meses atrás esteve no Japão, onde foi convidado a ministrar palestras na cidade de Osaka. Com a experiência de décadas trabalhando como catador em São Paulo e mais 12 como presidente da Cooperativa de Trabalho de Coleta Seletiva da Capela do Socorro (Coopercaps), ele conta sua história para motivar as pessoas em seu caminho.

“Passei anos trabalhando com o dono de um ferro-velho. Todo dia eu deixava meu RG com ele e pegava uma carroça para trabalhar. Ao final do dia eu pegava o documento de volta. Era vendendo o almoço para comprar o jantar”, lembra. A vida seguiu assim até que um projeto vinculado ao plano de gestão da Prefeitura do Município de São Paulo, em 2002, passou a apoiar grupos de catadores por meio de cooperativas. “Foi quando constituímos a Coopercaps, em 2003. Eu era especialista em plástico e acabei passado por todas as funções até chegar a de presidente, em 2008”, explica.

Desde então, Carioca voltou-se ao desenvolvimento da cooperativa que, hoje, é referência no país em gestão de resíduos sólidos e educação ambiental. No início eram 20 catadores, mas o número logo passou para 380 cooperados espalhados em cinco unidades na cidade de São Paulo. Telines também começou a estudar, formando-se em Gestão Ambiental, com pós-graduação em Gestão de Projetos. Atualmente está cursando Gestão Pública e abriu uma empresa de consultoria.

Sobre o programa que nasce em Cabedelo, Carioca tem a melhor impressão. “Há muito potencial. Precisamos criar um trabalho que seja integrado entre o poder público, população, equipe que está tocando o SustentaMundoBr e os catadores. Todos nós, independentemente da classe social, somos responsáveis pelos resíduos que geramos. A sustentabilidade contempla três pilares: econômico, social e ambiental. Então, cada um precisa fazer a sua parte descartando corretamente. Isso gera trabalho, renda e cidadania das pessoas que antes se sentiam excluídas da sociedade”, incentiva.

Lançamento – O programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ parte de um minucioso diagnóstico da realidade local, etapa que em Cabedelo já foi concluída. A partir dele é possível estabelecer os processos para que a destinação correta dos recicláveis possa chegar a um centro de triagem operado por cooperativas ou empresas especializadas que comercializarão o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias. O ciclo inicia-se por meio de arranjos com condomínios residenciais, empresas, escolas e a sociedade em geral, e atividades educacionais, culturais e de mobilização para que tudo funcione de forma organizada, sustentável e virtuosa, onde todos se beneficiam.

A transição para estilos mais sustentáveis de vida é um processo que pode ter seu tempo encurtado através de ações educativas e recursos inovadores que facilitem o entendimento e engajamento. O programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ contará com os suportes descartáveis para sacos de lixo Niltex, idealizado pelo Dr. Nilton Jorge Berger Del Zotto no Brasil e com patente registrada e reconhecida mundialmente. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais e contará com a presença de seus idealizadores.

Evento: Lançamento do programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’

Data: 15 de setembro

Horário: 17h

Local: Maple Bear João Pessoa, localizada na Av. Fernando Luiz Henriques dos Santos, 1987 – Jardim Oceania.

Siga no Instagram: @sustentamundobr

Acesse: http://sustentamundobr.com.br/