Em seu primeiro discurso a diplomatas de todo o mundo nesta sexta-feira (16), o papa Leão XIV destacou a necessidade de respeito à dignidade dos imigrantes, reforçando valores tradicionais da Igreja Católica e sinalizando uma possível tensão com políticas migratórias mais restritivas, como as defendidas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Nascido em Chicago e com trajetória missionária no Peru, Leão afirmou que sua própria origem como descendente de imigrantes reforça seu compromisso com a solidariedade àqueles que buscam melhores condições de vida em outros países. “Minha história é a de um cidadão, filho de imigrantes, que também escolheu migrar”, disse o pontífice, acrescentando que “a dignidade humana não muda com as circunstâncias”.
O novo papa foi eleito na semana passada, após a morte de Francisco, e já sinaliza que manterá a postura firme em defesa dos mais vulneráveis — dos nascituros aos idosos, dos doentes aos desempregados, sem distinção entre cidadãos e imigrantes.
Durante o discurso, Leão reiterou a posição da Igreja contra o aborto, defendeu a liberdade religiosa e reafirmou o ensinamento tradicional de que o casamento entre homem e mulher é a base da família e da sociedade. “É papel dos líderes investir na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, afirmou.
Leão também prometeu continuar a tradição de viagens papais, dizendo que deseja visitar os países representados no corpo diplomático do Vaticano. Ele condenou o “ímpeto destrutivo de conquista” e citou o Oriente Médio e a Ucrânia como regiões particularmente afetadas por conflitos.
A China, os EUA e outras potências devem observar de perto os próximos passos do novo pontífice, que também defendeu o multilateralismo, o fim do comércio de armas e o fortalecimento do diálogo inter-religioso. Leão concluiu dizendo que a Igreja “não hesitará em usar uma linguagem firme para dizer a verdade aos poderosos”.
Leia Mais: Papa Leão XIV condena “guerra de palavras” e pede liberdade para jornalistas presos
+ Em primeira bênção dominical, Papa Leão XIV faz forte apelo por paz na Ucrânia e Gaza
+ Papa Leão XIV presta homenagem a Francisco após primeira viagem fora do Vaticano
+ Vaticano divulga brasão e lema do Papa Leão XIV, com forte inspiração agostiniana
+ Papa Leão XIV celebra primeira missa e defende missão da Igreja em meio à descrença global
+ Papa Leão XIV pede paz e lembra Francisco: “ajudem a construir pontes”
+ “É o Papa que o Espírito Santo escolheu”: diz Dom Delson sobre Leão XIV
+ Quem é o novo Papa? Conheça Robert Francis Prevost, o Leão XIV, sucessor de Francisco
+ Cardeal americano Robert Francis Prevost é o novo papa Leão XIV