Em nota assinada com Davi Alcolumbre, Hugo Motta promete firmeza contra tarifaço de Trump e defende economia brasileira

Por Fonte83 - 10/07/2025

Davi Alcolumbre e Hugo Motta Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), assinou nesta quarta-feira (10) uma nota conjunta com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), reagindo à decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. No documento, os chefes do Congresso Nacional prometem “agir com equilíbrio e firmeza” na defesa da economia do país, dos empregos e da soberania nacional.

“A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial”, diz o texto.

Os presidentes das duas Casas ressaltam que o Congresso acompanhará de perto os desdobramentos da medida e destacam a importância da Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Parlamento como mecanismo de proteção nacional.

“Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania”, afirmam.

Hugo Motta, paraibano e hoje um dos principais nomes da base governista na Câmara, tem ampliado seu papel no cenário nacional e reafirma, ao lado de Alcolumbre, o compromisso do Legislativo com a defesa do setor produtivo e dos empregos dos brasileiros.

A nova tarifa anunciada por Trump deve entrar em vigor no dia 1º de agosto e provocou ampla reação de autoridades brasileiras e de entidades do setor industrial e agropecuário, que alertam para os impactos negativos da medida na competitividade das exportações nacionais.

Confira a nota na íntegra:

NOTA À IMPRENSA

Brasília, 10 de julho de 2025

A decisão dos Estados Unidos de impor novas taxações sobre setores estratégicos da economia brasileira deve ser respondida com diálogo nos campos diplomático e comercial.

O Congresso Nacional acompanhará de perto os desdobramentos. Com muita responsabilidade, este Parlamento aprovou a Lei da Reciprocidade Econômica. Um mecanismo que dá condições ao nosso país, ao nosso povo, de proteger a nossa soberania.

Estaremos prontos para agir com equilíbrio e firmeza em defesa da nossa economia, do nosso setor produtivo e da proteção dos empregos dos brasileiros.

Davi Alcolumbre

Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional

Hugo Motta

Presidente da Câmara dos Deputados

Leia também:

+ Nobel da Economia, norte-americano detona tarifa de Trump contra o Brasil e defende impeachment do presidente dos EUA

+ Lula reage a tarifa de Trump com Lei de Reciprocidade Econômica e diz que Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém”

+ Veneziano critica Trump por tarifa sobre exportações brasileiras e acusa Bolsonaro de traição à pátria

+ ANÁLISE: Tarifaço de Trump contra o Brasil tem dedo da família Bolsonaro: os lesa-pátrias; por Feliphe Rojas

+ Trump impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e usa julgamento de Bolsonaro como justificativa

+ ✅Clique aqui para seguir o canal do “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado