Um fato raro está acontecendo nas plagas do Brejo paraibano. O epicentro deste salutar acontecimento reside na corrida eleitoral deste ano, no município de Guarabira, estando aí a possibilidade de duas mulheres disputarem a prefeitura daquela localidade: Fátima Paulino e Léa Toscano.
Segundo informações publicadas no Portal Independente, cujas notícias estão centradas na região brejeira, a ex-prefeita Fátima Paulino representará as oposições, enquanto a situação terá como pré-candidata Léa Toscano.
E havendo a possibilidade de tal embate eleitoral acontecer, Guarabira testemunhará a disputa entre duas ex-prefeitas. Léa governou de 1997 a 2004, acumulando dois mandatos, enquanto Fátima foi eleita por duas vezes consecutivos, de 2005 a 2012.
Em 2008, ambas protagonizaram uma acirrada competição, na qual Fátima Paulino saiu vitoriosa com uma vantagem de 1279 votos.
Se ambas as candidaturas forem, de fato, confirmadas, os eleitores de Guarabira assistirão, outra vez, uma das eleições mais significativas na história política da cidade, e do estado, pondo no centro da peleja duas mulheres não como coadjuvantes e, sim, desenvolvendo papéis principais nesse cenário eleitoral.
E em intrincado tablado, aos poucos as mulheres tendem a ocupar espaços antes majoritariamente dominados por homens. Sei que ainda é pouco neste vasto oceano machista, mas as lutas estão sendo travadas e estradas pavimentadas para um equilíbrio social e de gênero que deveria ser normal não só na Paraíba, mas em todo o Brasil.
E assim a humanidade vem caminhando, pondo a evolução como companheira inseparável.
Darwin agradece.