Efraim, Pedro e Ruy se reúnem em bar de João Pessoa e discutem cenário da oposição na Paraíba para 2026

Por Fonte83 - 20/09/2025

Efraim Filho se reuniu com Pedro Cunha Lima e Ruy Carneiro, neste sábado (20), em João Pessoa – Fotos: Reprodução/Redes Sociais.

O tradicional bar do Felipe, em Manaíra, virou palco de uma conversa com forte teor político neste sábado (20), reunindo nomes de peso da oposição paraibana. Sentados à mesma mesa, o senador Efraim Filho (União BrasilPB), o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) e o presidente estadual do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima protagonizaram um encontro que reacende especulações sobre uma aliança no campo oposicionista para 2026.

Embora o clima tenha sido de descontração, o conteúdo da conversa foi estratégico. Efraim, que já se coloca como pré-candidato ao governo do estado, vem tentando costurar apoios e ampliar seu campo de influência. Pedro Cunha Lima, por ora em silêncio, observa o cenário e evita movimentos bruscos. Ruy, ainda ressentido com o resultado das eleições em João Pessoa, também evita alinhamentos automáticos — especialmente com o prefeito Cícero Lucena, que se movimenta como pré-candidato ao governo.

O encontro contou ainda com a presença do ex-superintendente da Codevasf, Irlen Guimarães; do prefeito de Natuba, Lins Filho; e do vereador de Santa Rita, Flávio Panta. Em uma mesa vizinha, estavam a pré-candidata a deputada estadual Olívia Motta, o atual superintendente da Codevasf, Fred Pinto, e o empresário Victor Boró.

A movimentação reforça o que já vinha sendo sinalizado nos bastidores. Na semana anterior, Efraim recebeu em Brasília o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSD), pai de Pedro, num gesto interpretado como tentativa de reaproximação com a família Cunha Lima, de Campina Grande.

Efraim, Pedro e Ruy se reúnem em bar de João Pessoa e discutem cenário da oposição na Paraíba para 2026
Senador Efraim Filho, Pedro Cunha Lima e o deputado federal Ruy Carneiro.

Durante o encontro em João Pessoa, que foi registrado nas redes sociais, em postagem colaborativa com Pedro, Efraim admitiu a possibilidade de a oposição lançar duas ou três candidaturas ao governo, mas reforçou o desejo de apresentar alternativas reais ao eleitorado e  ainda avaliou que a base governista foi impactada com a saída de Cícero Lucena do grupo, o que pode enfraquecer a estrutura política do governo.

“O diálogo está fluindo. Conversei com Pedro, Cássio, Bruno, Ruy, Romero, Fábio Ramalho, Marcelo Queiroga, Gilberto, Walber… A oposição vive um bom momento, especialmente diante do racha na base do governo. A entrada de Cícero é bem-vinda, mostra que há insatisfação. Estamos construindo juntos. Pode haver três candidaturas ou uma união da oposição — isso será definido no diálogo com Pedro e outras lideranças”, afirmou.

Pedro Cunha Lima, por sua vez, disse estar disposto ao diálogo e defendeu a união de forças, sem descartar nenhuma liderança — incluindo o próprio  Cícero Lucena (sem partido), embora os demais presentes adotem cautela em relação ao nome do prefeito. “Existe um movimento da oposição que vem crescendo. Toda soma é importante. Sabemos como é difícil enfrentar a estrutura governista, mas chegamos perto na última eleição. E ciclos políticos não são eternos — esse já dura 16 anos. Quero fazer parte de um movimento, contribuir e somar nesse processo. A gente quer promover um debate, discutir o que precisa mudar no nosso estado. Percebemos que, no ano que vem, teremos uma eleição muito competitiva — e queremos entrar nessa disputa para vencer, se Deus quiser”, concluiu.

As conversas ainda estão em fase inicial, mas o recado é claro: a oposição se articula e busca se fortalecer para enfrentar a base governista em crise. Até 2026, o desafio será transformar diálogos em alianças concretas e apresentar um projeto competitivo para a Paraíba.

Confira abaixo a publicação no perfil do Instagram de Efraim Filho:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por EFRAIM FILHO 🚀 (@efraimfilhopb)

Sumido do debate político, Pedro Cunha Lima reaparece em meio à disputa por protagonismo na oposição para 2026

George Morais descarta aliança com Cícero Lucena e diz que oposição segue unida com Efraim Filho e Pedro Cunha Lima

Camila Toscano pede unidade da oposição e afirma que “não cabem duas candidaturas” no grupo em 2026

Ruy Carneiro enxerga candidatura de Cícero Lucena como “especulação” e reafirma apoio a Efraim Filho ou Pedro Cunha Lima

Efraim Filho se reúne com Cássio Cunha Lima e reafirma unidade da oposição para 2026

+Fábio Ramalho evita cravar Cícero Lucena na oposição e reforça nomes de Pedro Cunha Lima e Efraim Filho: “Grupo segue unido”

+ Bruno Cunha Lima abre portas para Cícero Lucena e Adriano Galdino e afirma que oposição pode lançar chapa única em 2026

+ Pedro Cunha Lima comemora desempenho em nova pesquisa DataRanking/Fonte83: “Resultado que anima”

+ Pedro Cunha Lima não descarta Cícero Lucena na oposição em 2026: “Decisão cabe a ele”

+ Camila Toscano elogia Cícero Lucena, mas não garante permanência no PSDB mesmo com prefeito se filiando ao partido

➕Romero Rodrigues classifica como “especulação” possível vaga de vice na chapa de Cícero Lucena ao Governo da Paraíba em 2026

➕Progressistas reage à saída de Cícero Lucena e acusa prefeito de João Pessoa de “projeto individual de poder”

➕Cícero assinala liderança nas pesquisas e indefinição sobre o comando da federação União Progressista na PB como razões para deixar o PP

➕João Azevêdo diz que Cícero Lucena virou “tábua de salvação” da oposição: “Eles só têm esse projeto”

➕“Retorno à sua casa”, diz Baleia Rossi sobre possível filiação de Cícero Lucena ao MDB

➕Veneziano revela que presidente nacional do MDB Baleia Rossi convidou Cícero Lucena para se filiar ao partido e disputar o Governo da PB

➕De olho em 2026, MDB nacional autoriza Veneziano a conduzir articulações na Paraíba e mira filiação de Cícero Lucena

➕Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷Siga o Fonte83 no Instagram