O tradicional bar do Felipe, em Manaíra, virou palco de uma conversa com forte teor político neste sábado (20), reunindo nomes de peso da oposição paraibana. Sentados à mesma mesa, o senador Efraim Filho (União Brasil–PB), o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) e o presidente estadual do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima protagonizaram um encontro que reacende especulações sobre uma aliança no campo oposicionista para 2026.
Embora o clima tenha sido de descontração, o conteúdo da conversa foi estratégico. Efraim, que já se coloca como pré-candidato ao governo do estado, vem tentando costurar apoios e ampliar seu campo de influência. Pedro Cunha Lima, por ora em silêncio, observa o cenário e evita movimentos bruscos. Ruy, ainda ressentido com o resultado das eleições em João Pessoa, também evita alinhamentos automáticos — especialmente com o prefeito Cícero Lucena, que se movimenta como pré-candidato ao governo.
O encontro contou ainda com a presença do ex-superintendente da Codevasf, Irlen Guimarães; do prefeito de Natuba, Lins Filho; e do vereador de Santa Rita, Flávio Panta. Em uma mesa vizinha, estavam a pré-candidata a deputada estadual Olívia Motta, o atual superintendente da Codevasf, Fred Pinto, e o empresário Victor Boró.
A movimentação reforça o que já vinha sendo sinalizado nos bastidores. Na semana anterior, Efraim recebeu em Brasília o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSD), pai de Pedro, num gesto interpretado como tentativa de reaproximação com a família Cunha Lima, de Campina Grande.

Durante o encontro em João Pessoa, que foi registrado nas redes sociais, em postagem colaborativa com Pedro, Efraim admitiu a possibilidade de a oposição lançar duas ou três candidaturas ao governo, mas reforçou o desejo de apresentar alternativas reais ao eleitorado e ainda avaliou que a base governista foi impactada com a saída de Cícero Lucena do grupo, o que pode enfraquecer a estrutura política do governo.
“O diálogo está fluindo. Conversei com Pedro, Cássio, Bruno, Ruy, Romero, Fábio Ramalho, Marcelo Queiroga, Gilberto, Walber… A oposição vive um bom momento, especialmente diante do racha na base do governo. A entrada de Cícero é bem-vinda, mostra que há insatisfação. Estamos construindo juntos. Pode haver três candidaturas ou uma união da oposição — isso será definido no diálogo com Pedro e outras lideranças”, afirmou.
Pedro Cunha Lima, por sua vez, disse estar disposto ao diálogo e defendeu a união de forças, sem descartar nenhuma liderança — incluindo o próprio Cícero Lucena (sem partido), embora os demais presentes adotem cautela em relação ao nome do prefeito. “Existe um movimento da oposição que vem crescendo. Toda soma é importante. Sabemos como é difícil enfrentar a estrutura governista, mas chegamos perto na última eleição. E ciclos políticos não são eternos — esse já dura 16 anos. Quero fazer parte de um movimento, contribuir e somar nesse processo. A gente quer promover um debate, discutir o que precisa mudar no nosso estado. Percebemos que, no ano que vem, teremos uma eleição muito competitiva — e queremos entrar nessa disputa para vencer, se Deus quiser”, concluiu.
As conversas ainda estão em fase inicial, mas o recado é claro: a oposição se articula e busca se fortalecer para enfrentar a base governista em crise. Até 2026, o desafio será transformar diálogos em alianças concretas e apresentar um projeto competitivo para a Paraíba.
Confira abaixo a publicação no perfil do Instagram de Efraim Filho:
Ver essa foto no Instagram
Camila Toscano pede unidade da oposição e afirma que “não cabem duas candidaturas” no grupo em 2026
Efraim Filho se reúne com Cássio Cunha Lima e reafirma unidade da oposição para 2026
+ Pedro Cunha Lima comemora desempenho em nova pesquisa DataRanking/Fonte83: “Resultado que anima”
+ Pedro Cunha Lima não descarta Cícero Lucena na oposição em 2026: “Decisão cabe a ele”
Romero Rodrigues classifica como “especulação” possível vaga de vice na chapa de Cícero Lucena ao Governo da Paraíba em 2026
João Azevêdo diz que Cícero Lucena virou “tábua de salvação” da oposição: “Eles só têm esse projeto”
“Retorno à sua casa”, diz Baleia Rossi sobre possível filiação de Cícero Lucena ao MDB
Veneziano revela que presidente nacional do MDB Baleia Rossi convidou Cícero Lucena para se filiar ao partido e disputar o Governo da PB
De olho em 2026, MDB nacional autoriza Veneziano a conduzir articulações na Paraíba e mira filiação de Cícero Lucena
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado