Durante missão internacional na China, o senador Efraim Filho tem participado de uma série de encontros e visitas técnicas voltadas à inovação, tecnologia e gestão digital. A imersão faz parte de um programa promovido pelo Instituto Índigo, centro de formação e estudos do partido União Brasil, que busca conectar lideranças brasileiras a modelos internacionais de desenvolvimento urbano e governança tecnológica.
De acordo com Efraim, a experiência tem permitido compreender de perto como o uso inteligente da tecnologia pode transformar serviços públicos e melhorar a qualidade de vida da população.
“Estamos vendo, in loco, como a tecnologia pode ser usada para desburocratizar processos e aproximar o cidadão das soluções do governo. A eficiência que observamos aqui pode servir de inspiração para aplicarmos boas práticas na Paraíba”, destacou o senador.
Entre as experiências observadas pelo grupo, estão os modelos de Smart Cities (Cidades Inteligentes) implementados em grandes centros chineses, com destaque para o uso de plataformas digitais integradas, monitoramento em tempo real e automação de serviços públicos essenciais como saúde, educação, segurança e mobilidade urbana.
Efraim ressaltou que a missão deve gerar resultados concretos para o estado, com a adaptação de tecnologias que permitam maior transparência, redução de custos e aumento da eficiência administrativa.
“A ideia é usar a tecnologia como ferramenta de gestão e de impacto social, facilitando o acesso da população aos serviços e otimizando o trabalho do poder público”, explicou.
O senador ainda enfatizou a importância das parcerias internacionais no desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis e inovadoras. Segundo ele, o aprendizado obtido com o modelo chinês pode ser ajustado à realidade paraibana, respeitando as particularidades locais, mas sem abrir mão da visão moderna e eficiente de administração.
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

