Efraim Filho condiciona acordo de federação à saída do PP da base governista na Paraíba

Por Fonte83 - 20/03/2025

Na foto, o Senador Efraim Filho (União Brasil).

O senador Efraim Filho (PB), líder do União Brasil no Senado Federal, afirmou nesta quinta-feira (20) que o  Progressistas (PP) não poderá permanecer na base do governador João Azevêdo (PSB) se quiser avançar nas negociações para uma federação com o União Brasil na Paraíba.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, da  Efraim declarou que, caso o PP decida não se desvincular da base governista, “não tem acordo para a federação”. Segundo ele, a criação de uma nova força política na Paraíba, desvinculada do governo estadual, é uma condição essencial para que as negociações avancem. “É criado uma nova força política na Paraíba desvinculada. Essa é a condição que vai estar na mesa para se chegar um acordo ou não. Se não quiser sair, não tem acordo para a federação. Se o PP não quiser sair da base, não há acordo para a federação”, reiterou o senador.

A declaração ocorre após o anúncio feito pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), na terça-feira (18), sobre a decisão do partido de seguir com as tratativas para formar uma federação com o União Brasil.

Conforme divulgado pelo portal Fonte83, apesar de já haver um entendimento entre os presidentes do PP e do União Brasil, e o PP já ter aprovado a continuidade do processo, a decisão ainda está sendo debatida internamente na sigla do União Brasil. A expectativa é que o estatuto da federação seja apresentado em abril, com a definição oficial acontecendo no início do semestre.

Se a federação entre o PP e o União Brasil for efetivada, o bloco político resultante será o maior da Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares, ultrapassando o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que atualmente detém a maior bancada. No Senado, a soma das bancadas do PP e União Brasil contará com 13 senadores.

Leia Também: Maior bancada e candidatura ao governo definirão comando da federação PP-União Brasil na Paraíba, afirma Cícero

+ Daniella Ribeiro não descarta retorno ao PP e afirma que já recebeu convites de outras legendas para filiação: “Irei decidir no momento certo”

+ Mersinho Lucena comenta avanço nas discussões para federação entre PP e União Brasil: “O diálogo é fundamental”

+ Efraim Filho diz que federação entre Progressistas e União Brasil é possível na Paraíba e fala em ‘diálogo’ para avanço das negociações

+ Federação entre Progressistas e União Brasil pode modificar cenário político na Paraíba; veja em números

+ Progressistas avança nas negociações para criar federação com o União Brasil

+ Cidadania rompe federação com PSDB e analisa novas alianças, diz presidente municipal de João Pessoa

+ Fábio Ramalho avalia fim da federação com o Cidadania e destaca novas alianças para o PSDB

+  Cidadania rompe federação com o PSDB e busca novos caminhos

+ Fábio Ramalho assume Secretaria de Gestão e Governo em Campina Grande; Manoel Ludgério retorna à ALPB

+ Fábio Ramalho desmente rumores de fusão com Republicanos e destaca foco em aliança com Podemos

+ Fábio Ramalho vê fortalecimento de Pedro Cunha Lima na disputa de 2026 com chegada do PSD à oposição

+ Fusão entre PSDB e Podemos está 95% concluída, afirma deputado Ruy Carneiro

+ Leonardo Gadelha avalia a possível fusão entre Podemos e PSDB, mas destaca desafio legal: “Alternativa política”