É sobre política

Por Fonte83 - 21/12/2020

A missão do jornalista que se atreve a escrever uma coluna de opinião sobre política é mais árdua do que muitos podem imaginar.

É que qualquer comentário ou crítica muitas vezes é levada a ferro e fogo e nem todos os políticos estão dispostos a ouvir ou ler algo que não o agrade e não levar isso para o lado pessoal.

Por isso, o título escolhido para esse primeiro texto foi: “É sobre política”. E política é sobre tudo e sobre todos, inclusive, e principalmente, sobre nós cidadãos.

A política é muito mais que os rame-rames insanos e desgovernados que vemos diariamente por aí. Está para além de governos, parlamentos ou eleições.

Política é saneamento básico. Aliás, coisa que não existe na rua onde eu moro, por exemplo. Nela, nunca passou uma pedra de paralelepípedo sequer.

É sobre Segurança Pública, que bem pensada e planejada prevê e se antecede aos fatos e faz o cidadão andar nas ruas tranquilo. O que atualmente é considerado algo impossível na Paraíba, mesmo nas cidades aparentemente mais pacatas.

E isso também é sobre Saúde. Quando eu vou a um Posto de Saúde e não encontro um médico para me atender, ou quando há um médico, mas ele está esgotado por ter de acumular horas e horas de trabalho ininterrupto…isto é sobre política.

Educação é política. Dar aos professores condições decentes de trabalho, capacitação e valorização salarial. E aos alunos um lugar com boa infraestrutura para ter um aprendizado efetivo, com tecnologia avançada e oportunidades. Tudo isso é sobre política.

Eu poderia citar mil coisas que são sobre política aqui neste espaço. Habitação, lazer, trabalho… Tudo garantido pela Constituição Federal, não esqueçamos de lembrar esse detalhe.

Mas o fato é que, no Brasil, a Carta Magna é rasgada todos os dias. É diariamente jogada na cara do povo que, como diria Diogo Nogueira, “tem coragem pra vencer, não se cansa de lutar, corre atrás e manda ver, se tem objetivo, vai buscar”.

Então… só pra variar… termino dizendo: É sobre política, não sobre políticos.

Cartaxo é o fim

Está terminando o ciclo do prefeito Luciano Cartaxo, após 8 anos. E minha rua não foi saneada (buááá).

Cícero é o começo

Espero que Cícero ouça meu apelo e faça saneamento básico não apenas na rua onde moro, mas em todas que ainda não o tem. Olhe para os bairros mais pobres e não se limite aos nobres.

E na Câmara…

Será que se confirmam os nomes de Dinho e Bruno Farias? Em todo esse tempo que trabalho com jornalismo político eu já vi até boi voar e eleição se perder, ou ganhar, no dia.