Disputa pela presidência estadual do PT na Paraíba promete ser acirrada com cinco pré-candidatos

Por Redação do Fonte83 - 16/03/2025

As eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PT), que irão definir a presidência estadual do partido na Paraíba, estão programadas para julho deste ano, e até o momento, cinco nomes estão na disputa pelo cargo. A renovação da liderança estadual é vista como um passo crucial para o fortalecimento da legenda e para o alinhamento das estratégias do partido, especialmente com o foco nas políticas futuras para as eleições de 2026. 

Conforme levantamento feito pelo portal Fonte83, o atual presidente do PT de João Pessoa, Túlio Campos, é um dos pré-candidatos à presidência estadual do partido. Advogado e militante histórico da legenda, Campos é uma figura de destaque na política local, com forte ligação com a base petista. O pré-candidato já tem se destacado pela articulação interna no partido e pela defesa de um PT unido e mais presente na política paraibana.

Outro nome de peso na disputa é o da deputada estadual Cida Ramos, que já exerceu o cargo de secretária de Estado do Desenvolvimento Humano. Cida tem forte representatividade na política da Paraíba, sendo vista como uma das principais lideranças do PT no Estado. Ela é apontada como uma das favoritas para assumir a presidência do partido e tem defendido a construção de uma frente mais ampla para fortalecer a legenda.

Além desses, outros nomes também figuram como opções para liderança do PT estadual. Carlinhos Poeta, Luizinho Nunes e Arimatéia França completam a lista dos pré-candidatos. Carlos Guedes, mais conhecido como ‘Carlinhos Poeta’ é bancário, sindicalista e da nova geração de lideranças do PT, é reconhecido por sua trajetória relevante dentro do partido e acredita no potencial de impulsionar a militância do PT.

Luizinho Nunes, por sua vez, é reconhecido pelo seu trabalho de articulação e presença nas bases do partido. Luizinho é assessor do deputado federal Luiz Couto e já foi assessor do ex-deputado estadual e federal Frei Anastácio. Integra o grupo ‘Resistência Socialista da Paraíba’, liderado por Luiz Couto e o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho, histórico dissidente no partido.

Já Arimatéia França, Ari como é conhecido, é uma liderança histórica do PT, filiado ao partido desde os anos 80, tem seu nome apontado e apoiado por diversos filiados e agrupamentos petistas. É uma figura ligada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é um dos fundadores da CUT Regional de Campina Grande e ex-presidente da CUT Paraíba por duas gestões e carrega consigo o peso de sua trajetória na legenda. 

A definição sobre quem irá comandar o PT na Paraíba será feita nas eleições internas programadas para o dia 6 de julho. O processo será decisivo para o fortalecimento do partido no estado e nas articulações políticas em nível nacional, com foco na reeleição do presidente Lula e na construção de um campo progressista sólido. 

A disputa para a presidência estadual do PT na Paraíba promete ser acirrada, com diferentes lideranças que representam variados segmentos dentro do partido. As discussões e articulações em torno das candidaturas estão aquecidas, já que as eleições internas do PT têm um grande impacto na definição das estratégias do partido para o futuro, principalmente nas eleições gerais de 2026, como apurou o portal Fonte83.

Leia Também: Jackson Macedo declara apoio a Cida Ramos na disputa pela presidência do PT na Paraíba: “Tem totais condições”

+ Túlio Campos recebe apoio de Bivar Duda para candidatura à Presidência Estadual do PT na Paraíba

+ Em carta, petistas históricos defendem apoio a João e Cícero e endossam Cida Ramos para presidência do PT da Paraíba

+ Ala que defende aliança com Cícero e João e apoia Cida Ramos para presidir o PT-PB reúne mais de 60 pessoas em plenária

+ Deputada Cida Ramos disputará a presidência do PT da Paraíba

+ Presidente do PT de João Pessoa se lança pré-candidato a presidência da legenda estadual

+ Lideranças do PT na Paraíba se reúnem para debater eleição da nova direção executiva no Estado

+ Luciano Cartaxo quer mudanças na direção no PT da Paraíba e diz que legenda “precisa acabar com essa guerra interna”

+ Cartaxo cobra maturidade do PT e afirma que não pretende participar do processo de escolha do novo dirigente