Dezembro Verde: Causa animal do governo do Estado alerta sobre maus-tratos e abandono de animais

Por Lucas Duarte / Fonte 83 - 09/12/2024

Ludmilla Santos, durante entrevista ao programa “Ô Paraíba Boa” – Foto: Ângelo Medeiros.

A chefe do Núcleo de Proteção ao Animal Doméstico, da Gerência da Causa Animal do governo da Paraíba, Ludmilla Santos, falou sobre a Campanha Dezembro Verde, mês de conscientização e combate ao abandono e maus-tratos contra animais e explicou as ações que são realizadas pela secretaria de Estado da Saúde.

Durante entrevista ao Programa Ô Paraíba Boa, da 100.5 FM, na noite desta segunda-feira (9), Ludmilla destacou a importância de sensibilizar a população sobre o bem-estar e a proteção animal. “Realizamos no último sábado, um dia D, no Parque Parahyba IV, no Bessa, um evento onde uma equipe de veterinários realizou testes rápidos de leishmaniose e vermifugação para cães e gatos,  além de uma ação educativa para combater o abandono e maus-tratos dos animais que é o que representa e significa a campanha Dezembro Verde em todo o país”, afirmou.

O governo do Estado lançou este ano, o programa Paraíba Pet, com o objetivo de garantir o bem-estar animal, que tem proporcionado serviços e executado ações para melhoria de vida dos animais. A iniciativa oferta serviços veterinários essenciais, com foco na castração, vacinação, tratamento de doenças, além de atividades educativas. Através do programa, o estado também firma parcerias com os municípios para custear castrações de cães e gatos sem raça definida em espaços das próprias prefeituras ou em clínicas conveniadas com o poder executivo municipal.

Ainda na oportunidade, Ludmilla explicou que o abandono animal é questão de saúde pública e pode ser vetor de doenças. “Justamente por perceber o aumento de abandono de animais de rua, a exemplo de João Pessoa que são mais de 80 mil animais abandonados, as pessoas precisam entender que isso é questão de saúde pública. Hoje a gente tem um trabalho feito pela prefeitura de João Pessoa e pelo governo da Paraíba que é abrangente e estamos visitando toda a Paraíba e castrando do litoral ao sertão. A questão de saúde animal no município é responsabilidade da zoonoses, mas nem todos os municípios tem, por isso a questão do Castra móvel como serviço de forma gratuita com os ônibus e nossa equipe de veterinários”, concluiu

Campanha Dezembro Verde

A causa trabalhada este mês é o Dezembro Verde, criado como uma forma de combate ao abandono de animais – ato cruel e considerado crime pela lei federal nº 9.605/98, com pena de reclusão para quem o pratica. A campanha reforça a importância da responsabilidade e do cuidado com os pets. Autores de maus-tratos contra cães e gatos podem levar a reclusão de dois a cinco anos, multa e a proibição de o agressor ter a guarda de animais.

Confira a entrevista na íntegra no Programa “Ô Paraíba Boa”, desta segunda-feira (9):