A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Combustíveis da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) deu um passo estratégico nesta quarta-feira (22) ao fechar parceria com a Polícia Civil da Paraíba (PCPB), que passa a integrar a apuração dos supostos casos de cartel entre postos na capital. O Disque 197, da corporação, foi oficialmente incorporado como canal de denúncia anônima sobre o caso.
Durante a visita à sede da PCPB, os vereadores membros da CPI também acertaram com o setor de inteligência da polícia e com o Ministério Público da Paraíba (MPPB) o cruzamento de dados sigilosos para subsidiar o relatório final da comissão. “Agora é oficial: o 197 pode receber denúncias sobre o cartel de combustíveis. Qualquer cidadão pode colaborar de forma anônima. Já temos indícios robustos, mas precisamos materializar com base técnica para encaminhar o relatório à polícia e ao Ministério Público”, afirmou o relator da CPI, vereador Tarcísio Jardim (PP).
A movimentação da CPI ganhou respaldo do delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, que se comprometeu com as investigações. “O canal do 197 é legítimo para qualquer prática delituosa, inclusive essas relacionadas aos combustíveis. Vamos investigar todas as denúncias”, disse.
Rabelo também revelou que a Polícia Civil está em contato com o GAECO, o Ministério Público e o procurador-geral do Estado para coordenar a atuação legal. “Estamos observando os limites legais, mas é fato que há seriedade nessa apuração. A polícia vai cumprir seu papel”, garantiu.
Investigação avança
Instalada em setembro por proposição do vereador Guguinha Moov Jampa (PSD), a CPI busca apurar indícios de formação de cartel, combinação de preços e possíveis relações irregulares entre distribuidoras e postos de combustíveis na capital paraibana.
Além de Tarcísio e Guguinha, integram a comissão os vereadores Valdir Trindade (Republicanos), Fábio Carneiro (Solidariedade), Jailma Carvalho (PSB), Fábio Lopes (PL) e o presidente da CPI, Mikika Leitão (Republicanos).
Todos participaram da visita à Polícia Civil nesta quarta-feira, reforçando o peso institucional e político da ofensiva parlamentar.
➕Vereador Tarcísio Jardim promete convocar donos de postos para depor na CPI dos Combustíveis
➕CPI dos Combustíveis visita Procon-PB e intensifica apuração sobre suposto cartel em João Pessoa
➕Raoni Mendes renuncia à presidência da CPI dos Combustíveis e denuncia manobra política
➕MPPB vai acompanhar CPI dos Combustíveis em João Pessoa e promete apurar suposto cartel
➕Câmara de João Pessoa esclarece impasse na CPI dos Combustíveis e aguarda parecer jurídico
➕Câmara Municipal de João Pessoa tem parecer favorável à instalação da CPI dos Combustíveis
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado