A bateria é um componente fundamental em notebooks, pois é ela que determina quanto tempo o dispositivo pode ser usado sem estar conectado à tomada. Por se tratarem de equipamentos que demandam um alto investimento inicial, é fundamental que o usuário evite alguns hábitos que podem encurtar a vida útil da bateria.
Demorar muito para carregar, deixar o computador no sol e usar aplicativos que demandam muito da energia estão entre os principais motivos que levam ao desgaste da bateria. Confira, a seguir, seis hábitos que estão destruindo a bateria do seu notebook.
Como saber se a bateria do meu notebook está saudável?
Existem algumas formas de saber se a bateria do seu notebook está saudável. Uma delas é por meio do próprio sistema operacional. No caso do Windows, essa informação pode ser obtida no Prompt de Comando, que é acessado digitando “cmd” no menu Iniciar. Com o prompt aberto, digite “powercfg /batteryreport” para gerar um relatório completo, que inclui a capacidade de carga original e o valor atual, além do histórico de uso.
Além dos próprios sistemas operacionais que rodam no notebook, é possível utilizar sites e aplicativos de terceiros para conhecer a situação atual da sua bateria. É o caso do software gratuito BatteryInfoView, que permite aos usuários de Windows acessar informações completas sobre o componente, incluindo ciclos de carga e descarga. Outros aplicativos, como BatteryMon e BatteryCat oferecem informações semelhantes.
Veja, abaixo, alguns dos motivos que podem estar danificando a bateria do seu notebook:
Você demora muito para carregar
Você deixa seu notebook ao sol
Você usa carregadores baratos
Você usa apps que demandam muito da bateria
Você usa o notebook para carregar outros dispositivos
Bônus: você simplesmente usa o seu notebook

