Como saber se o iPhone já foi aberto? Veja dicas para descobrir

Por TechTudo - 11/10/2024

Verificar se um iPhone já foi aberto é simples e pode ser feito por meio do “Número do Modelo” do celular. A letra inicial dessa numeração é fundamental para quem deseja comprovar a autenticidade do smartphone, pois indica se ele é novo, recondicionado ou personalizado. Além disso, sinais como arranhões, desgaste na parte traseira e laterais, bem como a falta da caixa e dos acessórios originais, podem indicar que o aparelho é recondicionado, ou seja, passou por um processo de restauração após ser devolvido ao fabricante ou vendedor.

Saber identificar se o iPhone passou por manutenções não autorizadas ou foi reembalado pode evitar problemas futuros e garantir que você tenha em mãos um produto original e sem alterações. Para ajudar você, o TechTudo reúne, na lista abaixo, quatro dicas para verificar se o iPhone já foi aberto. Confira a seguir.

1. Procure por arranhões e danos ao corpo do iPhone

Um dos primeiros sinais de que um iPhone foi aberto são as avarias na carcaça. Os parafusos na parte inferior, por exemplo, têm um círculo azul que se desgasta ao ser girado, perdendo a coloração original. Outro ponto a ser observado é a moldura: arranhões, cortes ou amassados podem indicar que o celular foi aberto.

Para evitar problemas futuros, é essencial realizar testes antes de comprar o iPhone. Verifique o corpo do celular, o funcionamento das câmeras, a responsividade do display e os alto-falantes. Um iPhone aberto por um técnico não autorizado, ou pelo próprio usuário, é facilmente identificado pela Apple por meio do LCI (Indicador de Contato Líquido), o que resulta na perda da garantia.

2. Observe o número do modelo

O Número do Modelo é a principal forma de identificar o status de um iPhone. As letras contidas na numeração revelam informações como o país de fabricação e se o aparelho é novo, recondicionado, personalizado ou de substituição.

Para conferir, acesse “Ajustes” e vá até a opção “Geral”. Depois, selecione “Sobre” e verifique o “Nº do Modelo”. A letra inicial do “Nº do Modelo” indica o status do aparelho:

M: iPhone novo;

N: Aparelho de substituição;

F: iPhone recondicionado/remanufaturado;

P: iPhone personalizado.

Existe uma diferença sutil entre cada versão. Aparelhos de substituição são aqueles oferecidos ao cliente pela própria Apple quando o dispositivo levado à assistência apresenta um problema que não pode ser reparado. Isso geralmente ocorre quando o iPhone tem falhas de hardware. Nesse caso, a Apple envia ao consumidor um aparelho novo, em uma caixa lacrada, mas sem os acessórios.

Já os iPhones recondicionados são aqueles que podem ter passado pelos seguintes processos: desmontagem, limpeza, reparação ou substituição de alguns componentes. Esses dispositivos são, em seguida, montados e testados. Se estiverem dentro dos padrões de qualidade da Apple, são enviados ao mercado e vendidos como novos, com o mesmo prazo de garantia.

3. Verifique o histórico de peças e serviços

É possível verificar o histórico de peças e serviços diretamente pelo sistema operacional do iPhone. As peças da Apple são genuínas, desenvolvidas e testadas para atender aos rigorosos padrões de qualidade, segurança e desempenho da empresa. Cada componente é calibrado com dados específicos na fabricação, permitindo o acesso a essas informações após um reparo. Esse processo garante que as peças mantenham o desempenho e a segurança esperados.

Componentes como a câmera TrueDepth, responsável pelo Face ID, são projetados para proteger dados confidenciais, como informações financeiras e de saúde. O Face ID, Touch ID e outros recursos de segurança só são ativados após a confirmação de que uma peça genuína foi instalada e devidamente calibrada.

Se o reparo utilizar peças genuínas e seguir os processos de calibração da Apple, a mensagem “Peça Genuína da Apple” será exibida ao lado do componente. Conectando o iPhone à Internet, é possível acessar mais detalhes sobre o serviço, como a data do reparo.

Para verificar essas informações, acesse “Ajustes”, vá em “Geral” e, em seguida, em “Sobre”. Se o iPhone tiver passado por manutenção, o Histórico de Peças e Serviços indicará se o componente é genuíno. Caso contrário, a mensagem “Peça Desconhecida” será exibida.

4. Verifique a garantia do iPhone

Todos os dispositivos adquiridos diretamente da Apple têm garantia de 12 meses a partir da data de compra. Durante esse período, os consumidores podem recorrer à assistência técnica sempre que seus aparelhos apresentarem defeitos de fabricação ou de mão de obra. Vale ressaltar que os produtos só se tornam elegíveis para reparos se forem utilizados sob condições normais. Usos extremos ou danos provocados não são cobertos pela garantia.

A garantia da Apple não cobre baterias ou revestimentos que possam se desgastar com o tempo – exceto nos casos em que a falha seja causada pela fabricação. Também não cobre danos estéticos, como arranhões ou amassados, danos causados por uso de acessórios de terceiros, ou deterioração resultante de acidentes, incêndios, terremotos, contato com líquidos, mau uso ou envelhecimento natural do smartphone. O cliente também perde o direito à garantia caso realize serviços com terceiros não autorizados pela Apple.

A consulta do status de garantia do iPhone é bem simples. Na tela inicial, toque em “Ajustes”, vá até a opção “Geral e selecione “Sobre”. O status da garantia estará visível no botão “Garantia Limitada”.Ao tocar sobre ele, além de conferir a vigência da garantia, também será possível verificar os detalhes da cobertura e saber se o aparelho tem direito à Assistência de Hardware e Suporte por telefone e chat.