O vereador de João Pessoa, Fábio Lopes (PL), comentou nesta terça-feira (19) o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado, previsto para começar no próximo dia 2 de setembro no Supremo Tribunal Federal (STF). Em declaração à imprensa antes da sessão na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o parlamentar defendeu a tese de que a maioria dos envolvidos não cometeu crimes e criticou o que chamou de “julgamento político”.
“Estamos tranquilos quanto ao mérito. Sabemos que muitas daquelas pessoas não cometeram nenhum ato criminoso. Algumas nem estavam na cidade naquele dia”, afirmou. Segundo o vereador, operações como a “Vaza Toque” revelam que parte dos réus está sendo punida por postagens antigas ou meras participações em grupos de WhatsApp.
Fábio Lopes voltou a defender a proposta de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, com exceção daqueles que participaram da depredação do patrimônio público. “Aqueles que quebraram, devem responder proporcionalmente. Mas 90% das pessoas não deveriam estar nesse processo. Por isso, defendemos a anistia”, reforçou.
Para ele, o julgamento terá caráter não apenas jurídico, mas também ideológico e político. “Tudo pode acontecer a partir de setembro”, avaliou.
A ação penal, que será analisada pela Primeira Turma do STF, sob relatoria do ministro Cristiano Zanin, envolve Bolsonaro e outros integrantes do chamado “núcleo duro” da tentativa de golpe. Eles são acusados de crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado ao patrimônio da União — com penas que, somadas, podem ultrapassar 40 anos de prisão.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta Bolsonaro como o principal articulador das ações para deslegitimar o processo eleitoral e manter-se no poder, mesmo após sua derrota nas urnas.
Leia Mais: STF marca julgamento de ex-presidente Bolsonaro e outros sete por tentativa de golpe para setembro
+ Moraes autoriza visita de familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais, mas mantém restrições
+ VEJA: Bolsonaro exibe tornozeleira publicamente e dispara: “Não roubei, não matei, não trafiquei”
+ VEJA: Jair Bolsonaro exibe tornozeleira eletrônica ao lado de deputado do PL
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado