O deputado federal paraibano Damião Feliciano (União Brasil) é um dos nomes cotados para assumir a liderança da bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados, caso o atual líder, Pedro Lucas Fernandes (MA), aceite o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério das Comunicações.
A informação foi revelada pela jornalista Naira Trindade, que assina coluna do jornalista Lauro Jardim no jornal O Globo, nesta segunda-feira (15). Segundo ela, a possível saída de Pedro Lucas para o primeiro escalão do governo federal abriu discussões internas na legenda sobre a escolha de um novo líder na Câmara.
Além de Damião Feliciano, também estão no páreo os deputados Arthur Maia (BA), Fernando Marangoni (SP) e Fernando Coelho (PE). O nome do ex-ministro Mendonça Filho (PE) chegou a ser citado, mas enfrenta resistência por seu alinhamento mais à direita e sua postura de oposição ao governo Lula.
A bancada do União Brasil já sinalizou à cúpula do partido que não deseja ver Juscelino Filho — atual ministro das Comunicações e também deputado federal licenciado — retornar à liderança da legenda na Câmara, justamente por sua proximidade com o governo. A preferência é por um nome considerado mais independente para conduzir as pautas da bancada.
Pedro Lucas deve tomar uma decisão definitiva sobre sua ida ao ministério ainda nesta semana. Nos bastidores, ele tem sido pressionado por colegas a recusar o convite e permanecer à frente da liderança do União Brasil na Câmara.
Leia também:
+ Damião Feliciano cotado para assumir a Comissão de Orçamento da Câmara Federal