A presidente estadual do PT na Paraíba, deputada Cida Ramos, reagiu nesta quinta-feira (25) às declarações do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), que afirmou que, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convide, se filiará ao PT “passando por cima” da direção estadual. A fala de Galdino foi feita durante sessão itinerante da Assembleia em Itaporanga, nessa quarta-feira (24), e causou repercussão entre lideranças petistas.
“Quem manda é Lula. Esse povo do PT da Paraíba não manda em porra nenhuma”, disse o presidente da Assembleia, ao comentar uma possível migração partidária visando 2026.
Em entrevista ao programa Jornal da BandNews, na rádio BandNews FM João Pessoa, Cida Ramos classificou a declaração como “infeliz e desrespeitosa” e afirmou que Galdino demonstra desconhecimento sobre o funcionamento interno do PT. “Lula jamais faria um convite a alguém sem dialogar com o partido no estado. Essa forma de se aproximar do PT mais afasta do que aproxima. Desrespeita a militância, o diretório estadual, os deputados e uma presidente eleita democraticamente. Isso não é coerente com quem diz defender o presidente Lula”, disse.
Cida lembrou que o PT é o único partido que realiza eleições diretas para sua direção e que decisões são tomadas em coletivo, com base em debate político e consulta à base. Para ela, Galdino está acostumado a um modelo de centralismo partidário que não se aplica ao PT. “No PT, por vontade pessoal não passa. Tem que passar por debate. Galdino deveria entender isso. Ele vem de um partido em que decisões são tomadas de cima para baixo, tanto que nem sequer foi o candidato dos Republicanos em 2022”, alfinetou.
Apesar do tom crítico, Cida reafirmou que mantém diálogo frequente com Galdino e que respeita seu papel político no estado. No entanto, pediu reciprocidade. “Tenho respeito a ele, mas quero que ele também me respeite como presidente estadual do PT. A relação precisa ser de igual para igual.”
Em resposta à repercussão negativa, Adriano Galdino afirmou posteriormente à imprensa que a declaração foi “em tom de brincadeira” e feita num momento de descontração. Ainda assim, a fala foi interpretada como um movimento de tensionamento interno, sobretudo diante da indefinição de nomes para a disputa ao Governo do Estado em 2026.
Nos bastidores, Galdino tem se movimentado como pré-candidato ao Executivo estadual e vem tentando se aproximar de lideranças do PT, mirando uma eventual aliança com o presidente Lula. A disputa interna entre Cida Ramos e o deputado estadual Luciano Cartaxo, ambos do PT, também tem sido usada como pano de fundo para esse tipo de discurso.
Presidente do PT da Paraíba, Cida Ramos descarta filiação de Cícero Lucena à sigla e cobra respeito às instâncias partidárias
Ricardo Coutinho evita comentar possível aliança entre Cida Ramos e Lucas Ribeiro para 2026
Adriano Galdino confirma intenção de disputar o Governo da Paraíba em 2026: “Se chegar a 20%, não abro nem pro trem”
Adriano Galdino admite possível recuo de pré-candidatura ao Governo da Paraíba em 2026: “Não estou em candidatura solo”
Cida Ramos nega que PT planeje candidatura ao Governo da Paraíba em 2026: “Prioridade é Lula”
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado