Tenho a absoluta certeza de que poucos pessoenses sabem da informação que trarei na coluna de hoje. Desde que assumiu a Prefeitura Municipal de João Pessoa em janeiro de 2021, que o prefeito Cícero Lucena e o secretário Municipal de Administração, Valdo Alves, vêm trabalhando incansavelmente para a modernização da máquina pública e investimento em tecnologia.
O objetivo? Proporcionar mais celeridade em processos e gerar mais economia aos cofres públicos, por meio da oferta dos diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de João Pessoa ao cidadão e cidadã.
Para se ter uma ideia dos benefícios, através do investimento realizado pelo governo Cícero Lucena na aquisição e implantação de softwares de gestão, já é capaz de gerar uma economia de cerca de R$ 25 milhões anuais, só com a diminuição de gastos com papel, material de escritório, entre outros objetos comuns em repartição pública.
Esse processo faz parte da modernização da gestão municipal, que rompe as barreiras das secretárias e órgãos instalados no Centro Administrativo Municipal (CAM). Na Educação, foram entregues 13 mil chromebooks para professores e 40 mil tablets aos estudantes da rede municipal de ensino. Na saúde, foram adquiridos 850 notebooks para a implantação do prontuário eletrônico e 1.500 tablets para os agentes comunitários de saúde e para a rede de serviços especializados.
São ações essenciais, necessárias, de extrema importância para o bom funcionamento da máquina pública, que quase ninguém ver, mas não menos importantes do que as obras de pedra e cal.