Com o retorno dos trabalhos legislativos se aproximando, o deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), voltou a defender a unidade da base aliada do governador João Azevêdo (PSB) para as eleições de 2026. A declaração foi dada na manhã desta quarta-feira (30), durante reunião de articulação política convocada pelo governador com os parlamentares da base, em um hotel de João Pessoa.
“Espero que, em nome do desenvolvimento da Paraíba, possamos, de forma consensual e responsável, manter a unidade para dar continuidade a esse grande projeto que é conduzido por João”, afirmou Mendes.
A fala de Chico Mendes ocorre um dia após a entrevista do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), que criticou as movimentações do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), junto a partidos da oposição, como o PSDB. Cícero tem se reunido com lideranças de diferentes espectros políticos e chegou a ser convidado pelo presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, para retornar à sigla e disputar o governo estadual.
Apesar das articulações paralelas, o líder do governo na Assembleia reforçou que o diálogo interno deve prevalecer, com foco em preservar o legado da atual gestão estadual.
Sucessão de 2026: Cícero em destaque, mas grupo mantém cautela
Nos bastidores, Cícero Lucena tem crescido em pesquisas internas de intenção de voto e intensificado a presença política fora da capital, o que tem sido interpretado como um movimento rumo à disputa estadual. No início de julho, o prefeito esteve em Brasília com os deputados Aguinaldo Ribeiro, Hugo Motta (Republicanos) e Mersinho Lucena (PP), em reunião classificada como “muito positiva”.
Ainda assim, o cenário dentro do grupo governista está longe de ser definido. Nomes como o do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (Republicanos), também são cotados como possíveis postulantes ao governo estadual. A expectativa é que a escolha do candidato majoritário esteja atrelada à decisão do governador João Azevêdo sobre disputar ou não uma das duas vagas ao Senado Federal em 2026.
Reeleito em 2022, João Azevêdo está no segundo mandato e, portanto, impedido de tentar novamente o cargo de governador. A condução desse processo sucessório será decisiva para manter a coesão da base aliada.
+ VOLTA AO NINHO? Cícero Lucena recebe convite de retorno ao PSDB para comandar a legenda na Paraíba
+ Cícero dribla, trava e muda o jogo: sucessão na Paraíba volta à estaca zero; por Fabiano Gomes
+ Base de João Azevêdo se articula para 2026 e prepara nome competitivo ao Governo da Paraíba
+ ✅Clique aqui para seguir o canal do “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado