O vereador Chico do Sindicato (Avante) criticou, nesta terça-feira (15), o excesso de debates sobre temas da política nacional durante as sessões da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A declaração foi feita após a Casa de Napoleão Laureano aprovar um voto de aplauso ao projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, iniciativa do vereador Fábio Lopes (PL).
Durante discurso na tribuna e em entrevista à imprensa, Chico lamentou que os debates na Casa estejam sendo dominados por assuntos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto os problemas enfrentados pelos bairros da capital ficam em segundo plano.
“Toda semana o assunto aqui é Lula e Bolsonaro. Qual a produtividade que teremos nessa Câmara? Nada. Precisamos ir aos 64 bairros de João Pessoa, identificar os problemas e levar as demandas ao prefeito Cícero Lucena. O povo reclama que os vereadores só falam de política nacional. Os debates nacionais são importantes, sim. Mas não podemos esquecer que nossa prioridade aqui é João Pessoa”, disse.
O parlamentar ainda sugeriu mudanças no formato das sessões da Casa, propondo que pautas de cunho nacional sejam discutidas de forma remota, a fim de preservar o foco nos temas locais. “Faço um apelo para que o presidente da Casa analise a possibilidade de sessões online para esse tipo de pauta. A população quer soluções para saúde, transporte, infraestrutura… O foco precisa ser João Pessoa. Nosso dever é olhar para perto, ouvir quem vive a cidade todos os dias e buscar soluções reais. Vamos focar no que a gente pode transformar de verdade”, completou.
O voto de aplauso aprovado elogia o projeto de anistia que tramita na Câmara dos Deputados e defende a proposta como uma medida de “pacificação nacional”, em meio ao acirramento dos debates após o STF tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado.
Confira a postagem no perfil do Instagram de Chico do Sindicato:
Ver essa foto no Instagram
+ Bolsonaro se torna réu por tentativa de golpe de Estado com votação unânime na 1ª turma do STF
+ PGR denuncia Bolsonaro e mais 33 por tentativa de golpe de Estado