Um encontro que gerou bastante rumor na política da Paraíba aconteceu ontem (4) na casa do ex-governador Cássio Cunha Lima.
Depois de se reunir com parlamentares bolsonaristas da Paraíba, o que foi lido como primeiro passo para consolidar a aliança “das oposições” contra o bloco governista, hoje liderado por João Azevedo, Cunha Lima recebeu o deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro, Lindbergh Farias e o ministro da Defesa, José Múcio.
Cássio e Lindbergh foram colegas de Senado durante a legislatura 2011-2018 e ambos foram derrotados quando disputaram suas reeleições. Cássio abandonou as disputas eleitorais, mas não a política, e Lindbergh retomou a carreira, elegendo-se vereador pelo Rio, em 2020, e deputado federal na eleição seguinte.
Talvez não seja obra do acaso a presença de Lindbergh na festa de Cássio. Lindbergh está de olho no que acontece na Paraíba e certamente tomou conhecimento da reunião de Cássio, ainda o principal articulador da oposição na Paraíba, com Cabo Gilberto, um dos mais vociferantes opositores de Lula na Câmara, e Wallber Virgolino.
O PT tenta manter ainda o espírito de “frente ampla”, que deu o tom da candidatura de Lula, em 2022, e que deve se ampliar ainda mais para a direita em 2026. Sendo assim, a intenção de Lindbergh é enfiar uma cunha no bloco oposicionista para evitar a concretização da aliança do PSDB, União Brasil, MDB, Podemos, com o PL de Jair Bolsonaro.
Lembremos que, com exceção do PSDB, todos os partidos que compõem essa frente oposicionista na Paraíba, são base do governo Lula. E, caso concretizada essa aliança, não haveria possibilidades de diálogo desses partidos com o PT e, claro, com a candidatura à reeleição de Lula. Sem a aliança, as portas não estariam fechadas para futuras conversas e, quem sabe, alianças, quem sabe ainda no primeiro turno.
O senador Veneziano Vital e o ex-governador Ricardo Coutinho, os mais prejudicados com essa proximidade do bolsonarismo com a oposição, devem ter recebido detalhes da conversa entre Lindbergh e Cássio, conversa que não deve ter avançado, em razão do ambiente festivo.
A conversa que apenas começou deve ter desdobramentos na semana que começa amanhã.
—
*Matéria publicada inicialmente no Blog Pensamento Múltiplo