O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL–PB) classificou como uma “cortina de fumaça” a operação da Polícia Federal (PF) que nesta semana resultou no indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL–SP), além de mandados de busca e apreensão contra o pastor Silas Malafaia. A declaração foi dada nesta quinta-feira (21), durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.
“Isso é para tirar o foco do que realmente importa para o povo brasileiro: a democracia, o respeito à Constituição, as estatais quebradas, o poder de compra diminuindo, os aumentos de impostos, o caos na economia”, disse o parlamentar.
A fala de Cabo Gilberto ocorre um dia após a Polícia Federal entregar ao Supremo Tribunal Federal (STF) um relatório no qual aponta que Jair e Eduardo Bolsonaro atuaram para intimidar autoridades e atrapalhar as investigações relacionadas à tentativa de golpe de Estado, investigada no inquérito que apura ataques à ordem democrática após o resultado das eleições de 2022.
De acordo com o relatório da PF, os alvos da investigação buscaram atingir diretamente o STF e o Congresso Nacional, o que caracteriza, segundo os investigadores, tentativa de abolição do Estado democrático de direito.
Embora citado, o pastor Silas Malafaia não foi indiciado, mas foi alvo de busca e apreensão com autorização do STF, por suposta atuação em apoio à mobilização golpista.
Parlamentar alinhado ao bolsonarismo e conhecido por sua postura crítica ao Judiciário, Cabo Gilberto tem repetidamente classificado as ações da PF e do Supremo como perseguição política. Para ele, a investigação é uma estratégia para desviar a atenção da população dos problemas econômicos enfrentados pelo país.
A operação dessa quarta-feira (20) é mais um desdobramento da série de inquéritos que investigam os bastidores do movimento golpista que culminou com os ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
+ STF marca julgamento de ex-presidente Bolsonaro e outros sete por tentativa de golpe para setembro
+ Moraes autoriza visita de familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais, mas mantém restrições
+ VEJA: Bolsonaro exibe tornozeleira publicamente e dispara: “Não roubei, não matei, não trafiquei”
+ VEJA: Jair Bolsonaro exibe tornozeleira eletrônica ao lado de deputado do PL
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado