Bruno Cunha Lima vai buscar em Sun Tzu a receita para não perder apoio de Romero Rodrigues – Por Eliabe Castor

Por Fonte83 - 09/01/2024

O filósofo, estrategista e general chinês, Sun Tzu, autor do tratado militar escrito durante o século IV a. C., cujo título da obra é fixado na história como “A Arte da Guerra”, e que ainda nos dias atuais é estudado e aplicado nas diversas áreas das ciências, em especial as humanas, disse certa vez: “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”.

E seguindo esse preceito inconteste, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), vem buscando minorar as insatisfações do seu aliado político, o ex-prefeito da Rainha da Borborema e hoje deputado federal Romero Rodrigues (Podemos). O parlamentar vem se sentido desprestigiado pelo chefe do Executivo campinense, não concordando com alguns procedimentos adotados pelo gestor, gerando  rusgas e especulações de um possível rompimento.

A estratégia de Cunha Lima segue exatamente o que Sun Tzu apregoou, aproveitando uma data especial para fazer afagos a Rodrigues e, assim, buscar novas linhas de comunicação com o deputado para tentar retirar as pedras que estão no meio do caminho de ambos. Esses estorvos estão entalando a garganta política voltada ao bom convívio administrativo na órbita dessas duas personagens públicas da outrora Vila Nova da Rainha.

E qual foi a oportunidade aproveitada por Bruno Cunha Lima para buscar certo grau de homogeneidade com Romero Rodrigues? Pergunto e respondo na mesma linha: o aniversário do parlamentar nesta quarta-feira (9). O alcaide campinense felicitou o político em suas redes sociais, colocando-o como sendo um amigo, o que é verdade, embora, como já frisei antes, haja certo distanciamento entre os dois no modo de enxergar  quais são as melhores ações político-administrativas voltadas a Campina Grande e seus habitantes.

De fato,  os ensinamentos de Sun Tzu estão sendo postos à mesa não só por Bruno Cunha Lima, mas da sua base de sustentação política, a exemplo do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), do deputado estadual Fábio Ramalho, que está à frente do ninho tucano na Paraíba, e dos senadores  Efraim Filho (União Brasil), Veneziano Vital do Rêgo (MDB), além do ex-deputado federal  peessedebista Pedro Cunha Lima e outros de grande envergadura política em terras paraibanas.

Todos entendem que Romero Rodrigues é figura importante em Campina Grande, e perder seu apoio seria um baque nas pretensões de Bruno Cunha Lima buscar uma possível reeleição.

Então, nada mais inteligente que colocar em prática a máxima do general chinês que foi citada no início do texto: “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”.

 O prefeito de Campina Grande e seus aliados entendem a importância de tal premissa milenar, e todos estão aplicando de forma integral as estratégias de Tzu.  

Agora é esperar e ver, na  “guerra”,  se a arte diplomática vai funcionar na linha que demarca os terrenos de Bruno e Romero.