A disputa pela vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) ganhou um novo nome: o deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) confirmou que será candidato à indicação da Assembleia Legislativa. Ele anunciou sua pré-candidatura durante entrevista ao programa Jornal da BandNews João Pessoa, da rádio BandNews FM, nesta segunda-feira (6), destacando sua experiência de 20 anos na ALPB, além de passagens como prefeito, vereador e presidente da Câmara Municipal de Alhandra.
“Tenho trajetória, ficha limpa e acredito reunir os requisitos”, afirmou. A vaga será aberta com a aposentadoria de Fernando Catão, que completa 75 anos ainda em outubro.
Nos bastidores, outros nomes também são cotados, como os deputados Taciano Diniz (União Brasil), Tião Gomes (PSB) e Tovar Correia Lima (PSDB). O presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos), também é citado, mas ainda não oficializou a intenção.
Branco reconhece que o apoio político será decisivo e pretende dialogar com lideranças como o governador João Azevêdo (PSB), Adriano Galdino e Hugo Motta, presidente estadual do Republicanos. Segundo ele, sua pré-candidatura ao TCE não interfere, por enquanto, na busca pela reeleição como deputado estadual.
A disputa envolve critérios técnicos, mas também articulação política. A última indicação ao TCE-PB foi da conselheira Alana Galdino, filha de Adriano Galdino, após a morte de Arthur Cunha Lima. Agora, com o Republicanos tentando manter espaço na Corte, a disputa promete ser acirrada. “Vai ser uma batalha. Cada um com sua história, cada um com seu capital político. O Republicanos tem a maior bancada da Casa, com nove deputados, e por isso também reivindicamos o direito de participar dessa escolha. Quero construir minha candidatura com respeito e diálogo. Não é um favor, é uma trajetória”, concluiu Branco Mendes.
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado