BASTIDORES: A sintonia entre as famílias Galdino e Ribeiro – Por Feliphe Rojas

Por Feliphe Rojas - 14/02/2025

Nessa quinta-feira (14), o clima político na Paraíba foi de prestígio e sintonia entre as famílias Galdino e Ribeiro, dois agrupamentos políticos fortes do cenário estadual. Apesar de discursos aparentemente divergentes, a proximidade entre esses grupos políticos tem sido evidente nos bastidores.

Arthur Galdino, atual presidente do IMEQ-PB (Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba) e sobrinho de Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), e Murilo Galdino, deputado federal, foi reconduzido ontem à presidência da Associação Nacional dos Delegados dos Órgãos Estaduais do Inmetro (Anodi), solenidade que o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e o seu avô, o presidente do PP da Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fizeram questão de aparecer e parabenizar Arthur. 

No mesmo dia, Lucas Ribeiro e Murilo Galdino, almoçaram juntos no Restaurante The W, em Campina Grande. O encontro, que aconteceu no contexto da palestra do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União, foi um prenúncio do que poderia ser uma reunião de maior peso entre Adriano Galdino e Aguinaldo Ribeiro, ambos do mesmo campo político.

Apesar de, publicamente, tanto Adriano quanto a senadora Daniella Ribeiro (PSD) falarem sobre a possibilidade de pleitear vagas na chapa governista — o que poderia ser um cenário de difícil viabilidade — as reuniões e a constante troca de prestígios entre as duas famílias mostram que, nos bastidores, há uma sintonia crescente. As aparições conjuntas, como no almoço entre Lucas e Murilo, só reforçam a ideia de que, por trás de algumas declarações públicas, os Galdinos e os Ribeiros estão se preparando para fazer avançar seus projetos em conjunto, sempre buscando um equilíbrio no jogo de poder estadual.

Maior preocupado com a coesão da sua base, pelo menos em relação a estes dois grupos o governador João Azevêdo (PSB) pode ficar tranquilo – por enquanto.