O clima político entre os senadores paraibanos Efraim Filho (União Brasil–PB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB) esquentou após declarações públicas sobre o cenário eleitoral de 2026. Durante entrevista recente à imprensa, Veneziano descartou qualquer possibilidade de apoiar uma eventual candidatura de Efraim ao Governo da Paraíba, alegando diferenças ideológicas. A resposta veio nesta quarta-feira (24):
“Não se perde o que nunca se teve. Veneziano já não votou conosco em 2022 e tem seus motivos para não querer votar em 2026. Cada um segue seu caminho”, afirmou Efraim.
As declarações de Veneziano ocorreram no último fim de semana, durante o Festival do Mel, em São José dos Cordeiros. Segundo o senador emedebista, o distanciamento é natural, já que ele apoia o Governo Federal, enquanto Efraim se mantém alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Efraim, por sua vez, deixou claro que continuará defendendo a agenda da direita conservadora: “Vou defender meu campo político: quem é contra liberação das drogas, quem quer rigor no combate à violência, quem protege a família e é contra aumento de impostos. É essa agenda que quero levar para uma Paraíba mais independente, que quer ir mais longe”, disse.
O senador também fez críticas à gestão estadual, atualmente sob o comando do PSB, lembrando que o partido governa o estado há 16 anos — somando os mandatos de Ricardo Coutinho e João Azevêdo. “É hora de alternar o poder, de oxigenar as ideias. A Paraíba precisa de um governo mais ágil, menos burocrático. Atrasos como o da LDO prejudicam o desenvolvimento do estado”, completou.
A troca de declarações evidencia o distanciamento entre os dois parlamentares, que atualmente se encontram no campo da oposição na Paraíba, mas se posicionam em campos opostos no debate nacional e estadual para as eleições de 2026.
Ouça abaixo a sonora do senador Efraim Filho:
(ÁUDIO) Veneziano admite dificuldade em apoiar Efraim Filho ao Governo da Paraíba em 2026: “Não tenho relação com o bolsonarismo”
Efraim, Pedro e Ruy se reúnem em bar de João Pessoa e discutem cenário da oposição na Paraíba para 2026
Sumido do debate político, Pedro Cunha Lima reaparece em meio à disputa por protagonismo na oposição para 2026
George Morais descarta aliança com Cícero Lucena e diz que oposição segue unida com Efraim Filho e Pedro Cunha Lima
Camila Toscano pede unidade da oposição e afirma que “não cabem duas candidaturas” no grupo em 2026
Ruy Carneiro enxerga candidatura de Cícero Lucena como “especulação” e reafirma apoio a Efraim Filho ou Pedro Cunha Lima
Fábio Ramalho evita cravar Cícero Lucena na oposição e reforça nomes de Pedro Cunha Lima e Efraim Filho: “Grupo segue unido”
Bruno Cunha Lima abre portas para Cícero Lucena e Adriano Galdino e afirma que oposição pode lançar chapa única em 2026
Pedro Cunha Lima comemora desempenho em nova pesquisa DataRanking/Fonte83: “Resultado que anima”
Pedro Cunha Lima não descarta Cícero Lucena na oposição em 2026: “Decisão cabe a ele”
Camila Toscano elogia Cícero Lucena, mas não garante permanência no PSDB mesmo com prefeito se filiando ao partido
Romero Rodrigues classifica como “especulação” possível vaga de vice na chapa de Cícero Lucena ao Governo da Paraíba em 2026
João Azevêdo diz que Cícero Lucena virou “tábua de salvação” da oposição: “Eles só têm esse projeto”
“Retorno à sua casa”, diz Baleia Rossi sobre possível filiação de Cícero Lucena ao MDB
Veneziano revela que presidente nacional do MDB Baleia Rossi convidou Cícero Lucena para se filiar ao partido e disputar o Governo da PB
De olho em 2026, MDB nacional autoriza Veneziano a conduzir articulações na Paraíba e mira filiação de Cícero Lucena
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado