Atenção aos pedestres: Secretarias de CG realizam vistorias em obras de requalificação de calçadas no centro da cidade

Por Fonte83 - 26/11/2021

A Prefeitura de Campina Grande tem dado uma atenção especial a acessibilidade e locomoção para pedestres nas ruas da cidade. Isso porque as Secretarias de Planejamento, Obras e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) do município, estiveram em ruas da cidade, na tarde dessa quinta-feira (25), para vistoriar o andamento da obra de requalificação, adequação e alargamento das calçadas. 

A intervenção já foi realizada nas ruas Noujaim Habib, no bairro do Catolé, João Tavares, João Lourenço Porto e Vila Nova da Rainha, no centro, e vai seguir com um cronograma em outras localidades.

O porteiro, Antônio Augusto, de 59 anos, destacou a importância deste tipo de ação por parte da prefeitura no sentido de que ruas esburacadas podem causar quedas e acidentes entre os mais velhos e cadeirantes. “Eu já estou com um pouco de dificuldade de locomoção e este tipo de atenção que a prefeitura dá é muito importante para os pedestres. Eles não se preocupam só com o motorista, mas também com o pedestre. Fora o fato de que ajuda com a acessibilidade de cadeirantes”, disse.

As intervenções ocorrem em vários pontos da cidade visando a melhoria da acessibilidade; atendendo a uma demanda do Ministério Público e objetivando adequar-se às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza a inclusão social, a ampliação do espaço dos pedestres e de pessoas com deficiência. As calçadas ainda receberão piso tátil para garantir melhor acessibilidade e inclusão.

Transitando quase que diariamente na rua João Tavares, a aposentada Maria do Livramento, de 64 anos, disse que já tem se sentido mais confortável e segura ao andar pelo local. “Antes tinham muitos carros estacionados e ficava difícil andar nas calçadas, porque elas também estavam com buracos e podiam causar acidentes com idosos. Eu tenho observado que está bem mais tranquilo de andar por aqui”, disse.

O secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, reforçou que o alargamento das calçadas obedece a recomendação do Ministério Público e a adequação da cidade à Lei Federal de Mobilidade Urbana.

“A cidade deve ser para as pessoas e as calçadas devem ser acessíveis e inclusivas. Esse projeto atende, também, uma orientação do Ministério Público e a Prefeitura de Campina Grande está acompanhando para realizar essas adequações, que tem apoio do CTMU, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), das faculdades de Arquitetura de Campina Grande, entre outras entidades”, reforçou.