Associação tem como meta doar 250 mil mudas de árvores e busca parceria para atingir objetivo

Por Fonte83 - 07/04/2021

A associação Afink, localizada na cidade de Araruna, no Brejo da Paraíba, já conhecida no estado por ser uma das maiores doadoras de mudas do Nordeste, busca parcerias para atingir uma meta ousada para 2021. A entidade, que ao longo dos anos de atividade já ultrapassou a marca de 700 mil mudas de árvores nativas e frutíferas doadas com municípios e entidades nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, pretende nesse ano atingir a marca de 250 mil mudas doadas às pessoas.

A proposta é atingir o maior número de municípios possível com mudas de árvores nativas e frutíferas. “A nossa instituição vem desde 2012 propagando a importância de plantar árvores para termos um ar de qualidade para respirarmos, e infelizmente fomos surpreendidos com uma doença que tem tirado esse ar tão precioso proporcionado pelas árvores e feito tantas vítimas no mundo. Uma forma de homenagear todas essas vítimas é justamente convocar as pessoas para reforçar ainda mais o nosso objetivo de continuar plantando”, justificou Luís Carlos, coordenador do Projeto Muda da Afink.

Luís falou ainda do objetivo do projeto. “Nosso Projeto Muda, que tem como lema ‘Mude de vida, plante uma árvore’, tem como principal objetivo conscientizar as pessoas para importância ambiental e o nosso propósito para colaborar com o meio ambiente é justamente plantar, mas plantar aliado à conscientização. Estamos num momento que não podemos desenvolver as atividades como nos anos anteriores, levando nossa mensagem para as escolas e comunidades, mas precisamos continuar plantando e cultivando para colher no futuro”, destacou.

Já para Marcelo Gomes, responsável pelo viveiro da instituição, as parcerias com entidades e municípios é fundamental para atingir essa marca. “Nós nos propomos a doar 250 mil mudas com a comunidade, mas precisamos do apoio das gestões e entidades ligadas ao meio ambiente para que essa marca seja atingida. A Afink tem feito a sua parte, mas é importante que todos se unam para que essa meta seja batida”, comentou Marcelo.

O viveiro é acompanhado pelo agrônomo Mário Ribeiro, que vê na possibilidade de plantar a melhor forma de garantir o ar puro. “As árvores nos dão ar puro, água e frutos, e nós da Afink damos essa oportunidade para que todos possamos plantar, fazer a nossa parte é fundamental. Mesmo num período tão difícil como estamos vivendo durante essa pandemia, precisamos continuar plantando”, ressaltou Mário.

Para saber como fazer parte do Projeto, municípios, entidades, ambientalistas e a comunidade em geral podem entrar em contato pelos whatsapp: (83) 99907-8550 falar com Luís Carlos, (83) 99981-0800 falar com Marcelo ou (83) 99930-2090 falar com Mário, como também seguir o instagram da instituição @afinkprojetos