Arthur Lira visita a Paraíba em busca de apoio para a eleição da Câmara dos Deputados

Por Fonte83 - 14/01/2021

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) desembarcou em João Pessoa nesta quarta-feira (13) para fazer campanha em busca de votos para a presidência da Câmara dos Deputados. Na ocasião, ele minimizou a dissidência de seu colega de partido, o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que declarou voto e vem fazendo campanha para o outro candidato, Baleia Rossi (MDB-SP). Segundo Arthur, trata-se de uma postura isolada na legenda, já que ele garante ter 41 dos 42 votos do PP.

As declarações foram dadas durante uma entrevista coletiva realizada num hotel da orla da cidade, pouco tempo antes de um jantar que seria realizado com parlamentares da bancada paraibana. Durante a entrevista, ele estava acompanhado de apenas três dos 12 deputados paraibanos na Câmara (Julian Lemos, Hugo Motta e Wellington Roberto), e não deixou claro quantos outros participariam do jantar.

A Paraíba é o segundo estado do Nordeste visitado por Arthur Lira – o primeiro foi o Piauí. E, ao falar de suas propostas, disse que pretende tornar a Câmara dos Deputados mais presencial em 2021, mesmo com a pandemia de coronavírus. De acordo com ele, os trabalhos remotos ao longo de 2020 prejudicaram, principalmente, os parlamentares mais novos.

“Deputados de primeiro mandato tiveram muita dificuldade de ter vez e voz com todo esse ano remoto. De representar com dignidade sua população. Pretendemos mudar um pouco a dinâmica da Casa para ela voltar a ser mais presencial”, defendeu.

Ademais, fez contas e projeções sobre a disputa eleitoral. Declarou-se confiante na vitória e explicou que sua estratégia agora é olhar com atenção para partidos que ainda não se posicionaram de forma mais enfática para um dos lados. Citou PSL, PSB, DEM, PSDB e PDT, que foram classificados por ele como “partidos que não têm ainda posição consolidada”.

Sobre algumas declarações de líderes sobre voto, Arthur Lira resumiu que não são os blocos que votam, mas sim cada um dos deputados federais de forma isolada.

Por fim, ele ainda encontrou tempo para atacar o seu adversário Baleia Rossi, acusando-o de viajar e fazer campanha amparado sempre pela atual mesa diretora da Casa. “Não há a condição da outra chapa de viajar sozinho pelo país. É sempre capitaneada pelo presidente atual, que não tem o desprendimento de saber que daqui a 15 dias, independente do resultado das eleições, deixará o cargo”.

Arthur disse ainda que Rodrigo Maia (DEM-RJ) se comporta como se fosse o dono da Câmara dos Deputados e que o seu grupo “não quer largar o poder”.

*Do G1/PB