Após operação, MPF orienta cidadãos a denunciarem fraudes em concursos públicos

Por Fonte83 - 10/10/2025

Arte: Comunicação MPF

O Ministério Público Federal (MPF) orientou, nesta sexta-feira (10), que qualquer cidadão pode denunciar suspeitas de fraudes em concursos públicos por meio da plataforma MPF Serviços (www.mpf.mp.br/mpfservicos). O órgão reforçou a importância da participação da sociedade no combate a esse tipo de crime e destacou que as denúncias devem ser acompanhadas, sempre que possível, de provas, documentos ou indícios que ajudem a comprovar as irregularidades.

A orientação foi divulgada após o cumprimento de mandados de prisão preventiva contra três líderes de uma organização criminosa especializada em fraudes de concursos públicos em todo o país. A ação, chamada de Operação Última Fase, foi deflagrada na última quinta-feira (2) pela Polícia Federal, com o apoio do MPF, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Além das prisões, foram executados 12 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares de afastamento de servidores que teriam ingressado no serviço público por meio de fraude. As ações ocorreram nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

De acordo com o MPF, a operação teve início a partir de uma denúncia anônima recebida pela Polícia Federal, que levou à descoberta do esquema. O órgão ressaltou que as colaborações da população são essenciais para identificar e punir práticas ilícitas que comprometem a lisura dos processos seletivos.