A eleição para a Mesa Diretora da Câmara municipal de Santa Rita (CMSR), referente ao biênio 2025/2026, enfrentou mais um adiamento nesta quarta-feira (8) por falta de quórum. Diante do fato, o vereador Epitácio Viturino, candidato à presidência da Casa Legislativa, anunciou que vai entrar com uma ação judicial para garantir a realização do pleito.
De acordo com o parlamentar, o regimento interno da Câmara exige a presença de dois terços dos vereadores (o equivalente a 13 parlamentares) para que a votação seja válida. No entanto, ele destacou que uma autorização judicial poderia permitir a realização da eleição mesmo sem o quórum mínimo. “Estamos buscando os meios legais para resolver essa situação e acabar com esse impasse”, afirmou o vereador durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.
Leia Também: Eleição para mesa diretora da Câmara de Santa Rita é adiada pela segunda vez
+ Câmara Municipal de Santa Rita convoca vereadores para eleição do novo presidente
Relembre o caso
Inicialmente marcada para o dia 1º de janeiro, a eleição foi suspensa após um episódio de violência e troca de acusações entre grupos políticos, o que levou o presidente interino, Francisco Queiroga (PP), a encerrar a sessão por falta de quórum.
O pleito foi remarcado para o dia 6 de janeiro, mas uma decisão judicial novamente inviabilizou a votação, adiando e remarcando para acontecer nesta quarta-feira (8). Agora, com outro atraso, a judicialização deve ser uma alternativa para acontecer a eleição da mesa diretora.