A deputada estadual Cida Ramos (PT), recém-eleita presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, reagiu nesta terça-feira (12) às declarações do senador Ciro Nogueira (PP–PI), que descartou qualquer apoio da legenda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026, no Estado.
Em entrevista ao Programa CBN João Pessoa, da Rádio CBN Paraíba, Cida afirmou que a fala do dirigente nacional do Progressistas não interfere nos rumos do PT na Paraíba, e garantiu que o palanque de Lula estará consolidado no estado. Para ela, o senador apenas reconheceu o que já é um fato: a decisão sobre o palanque petista não cabe a ele.
“A declaração dele tem algo verdadeiro: realmente, o palanque de Lula não depende dele. Não é Ciro Nogueira quem decide se Lula terá apoio na Paraíba. Lula terá, sim, palanque no estado — até porque as pesquisas mostram que ele segue forte aqui. Vamos repetir a vitória de 2022, e vencer em todos os municípios da Paraíba,” afirmou a deputada.
A fala de Cida Ramos acontece em meio a um visível racha dentro do Progressistas no Estado. Enquanto Ciro Nogueira descartou qualquer articulação em favor de Lula, a senadora Daniella Ribeiro (PP–PB) afirmou no início da semana que um acordo já teria sido costurado em Brasília, com anuência do próprio Ciro, para garantir o apoio da legenda ao presidente. Ela e o filho, o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), seriam os principais responsáveis por articular esse palanque.
Lucas, inclusive, declarou publicamente que apoiará Lula em 2026 e trabalha para consolidar seu nome como candidato à sucessão do governador João Azevêdo (PSB), com o apoio da base aliada.
Ciro, por outro lado, segue alinhado ao bolsonarismo e tem sido cotado como possível nome para vice em uma chapa de direita, ao lado de Jair Bolsonaro ou do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“O PT aposta no que o povo deseja”, diz Cida
Cida também comentou o cenário nacional e a aproximação do PP com setores da direita, mas minimizou os efeitos dessa movimentação sobre os arranjos locais. “Na política, tudo é possível. Mas a realidade nacional hoje não caminha para uma aliança do PT com o PP em nível federal. Diferente do nosso partido, essas legendas têm arranjos locais que nem sempre seguem a orientação da direção nacional. Eu só tenho uma certeza: Lula continua sendo o desejo do povo brasileiro. E aqui na Paraíba, vamos manter esse elo com a população,” destacou.
A tendência é que os embates internos sobre o comando da federação União Brasil–Progressistas se intensifiquem nos próximos meses, especialmente entre os grupos liderados por Lucas Ribeiro e Efraim Filho (União Brasil–PB), à medida que a disputa de 2026 se aproxima.
Enquanto isso, o PT paraibano se antecipa, garantindo palanque, presença e discurso alinhado ao projeto nacional de reeleição do presidente Lula.
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado