“Antes de criticar a gestão de Cícero, conheça!”, por Fabiano Gomes

Por Fabiano Gomes - 21/06/2023

Cícero Lucena em entrevista ao ‘Ô Paraíba Boa’ – Foto: Ângelo Medeiros

O ambiente político está coalhado de personagens que muito criticam sem oferecer exemplos como contraponto.

Em português mais claro, do tipo que a gente fala “lá em nóis”, o que mais se vê na cena política, especialmente nos períodos pré-eleitorais, é gente criticando gestões sem nunca ter administrado sequer uma bodega.

Essa é a leva dos que querem aparecer com discurso vazio. Prometendo o que não estão preparados para entregar.

A segunda leva é formada por gente que se sente no direito de criticar o que não conhece.

E a estes, um conselho: Conheça! Se informe!

Pois só quem não conhece o que Cícero Lucena está fazendo em João Pessoa é capaz de soltar palavras ao vento.

E não é pouca coisa o que a atual gestão municipal tem feito na Capital.

A caneta de Cícero já autorizou 613 obras de pavimentação, drenagem, acessibilidade e padronização de calçadas.

Ordens de serviços que já estão materializadas em diversas regiões pessoenses, com entrega de 130 ruas. Até o final de 2024 serão pavimentadas mais de mil.

Tem mais: a gestão municipal já executou 40,6 quilômetros de asfalto – 28 quilômetros já contratados e mais 26 quilômetros em fase de licitação. E levou luz de Led para 27 bairros, garantindo mais economicidade, qualidade e respeito ao meio ambiente.

Na educação, Cícero também tem muito pra mostrar. São 52 escolas (metade da rede municipal de ensino) sendo reformada. E amanhã ele entregará a vigésima escola requalificada, com padrão igual ou melhor do que o que é oferecido na rede particular.

Não sem razão, assistimos um inusitado movimento de transferência de alunos da rede privada para as escolas públicas municipais. País e alunos atraídos pela qualidade e inclusão dessas unidades de ensino.

É a única cidade do Brasil com um educador social para cada criança com necessidades especiais (down e autismo). São 2.800 assistidas pelo programa.

Quer mais?

Tem!

Os alunos receberam tablet com acesso à internet e os professores dispõem de Chromebooks que têm até reconhecimento facial – sinalizando a imersão das escolas pessoenses na era virtual.
Além de resgatar e aprimorar serviços que haviam sido perdidos no meio do caminho das más gestões anteriores, a exemplo do ensino de língua estrangeira. Atualmente, cem por cento das turmas do 1º ao 9º ano têm aulas de inglês.

João Pessoa administrada por Cícero Lucena também paga o maior salário do Norte e Nordeste para professores com carga de 30 horas.

Ao todo, a gestão tá batendo R$ 170 milhões em investimentos em tecnologia para educação, viabilizando programas como Google Sala de Aula, Salas Maker e democratização da internet para 40 mil famílias.

Através da iniciativa Code, os estudantes do 8º ao 9° ano da Rede Municipal (em torno de 11 mil alunos) têm acesso a aulas de programação no contra-turno escolar. Mil deles recebem bolsa mensal como monitores, no valor de R$ 300.

Além dos investimentos em educação e infraestrutura, os servidores municipais também estão sentindo a diferença de um gestor preocupado com o reforço dos quadros funcionais e com a valorização profissional.

Cícero deu posse a mais de mil aprovados em concursos e fará novo certame para que mais 400 servidores entrarem no serviço público pela porta da frente.

Na área social, cuida da alimentação das camadas mais vulneráveis da população, com distribuição de pão e leite para 7 mil famílias e, até o final do ano, servirá mais de um milhão de refeições nos restaurantes populares e cozinhas comunitárias. E se programa pra lançar em breve a 3ª refeição.

Na saúde, colocou João Pessoa como única capital do Brasil a bater a meta de vacinação contra a poliomielite e segue sendo exemplo, pro restante do país, em cobertura vacinal contra a COVID-19.

Com o Opera JP, garantiu mais de 6 mil procedimentos cirúrgicos em três meses com o apoio do Governo do Estado. Ainda implantou cirurgia bariátrica de graça no Hospital Santa Isabel, garante a hemodinâmica e atendimento odontológico 24 horas para todos.

A modernização também chegou ao sistema Municipal de saúde com a implantação do prontuário eletrônico, reforma de 31 PSFs e do Complexo Hospitalar de Mangabeira (antigo Trauminha).

Cícero ainda conquistou o selo Prefeito Amigo da Criança com programas que promovem intercâmbios, a exemplo do que firmou junto ao Ballet Bolshoi.

O esforço está sendo recompensado: estudantes da rede municipal venceram a olimpíada de robótica. E mais de mil deles têm bolsa de estudo para formação em programação.

No setor de habitação, Cícero já entregou 1.280 moradias. Fez regularização fundiária de 5.700 mil famílias e isentou o ITBI para mais 3 mil imóveis e vai reformar mais de 3 mil moradias.
A coletividade também está tendo acesso a novos equipamentos, com a entrega de seis praças e do Parque das Águas, em Mangabeira.

O Parque das Três Ruas já está em execução, assim como os parques Cidade no Bessa e do Cuiá.

Como disse, e provei, tem muita coisa acontecendo na gestão Cícero Lucena.

Aos que agem com maldade, a justiça. Inclusive a divina.

Aos que propagam por ignorância, o conhecimento.

E a disposição de enxergar a verdade.