Agenda de Lula na Paraíba está confirmada após crise de labirintite, e presidente desembarca no Sertão nesta quarta (28)

Por Fonte83 - 27/05/2025

Presidente da república, Luiz Inácio Lula da Siva (PT).

Mesmo após cancelar compromissos nesta terça-feira (27) por conta de uma crise de labirintite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que cumprirá agenda no Nordeste nesta quarta-feira (28), com destaque para a visita à Paraíba. Lula estará no município de Cachoeira dos Índios, no Sertão paraibano, onde vai inaugurar um trecho do Ramal do Apodi — obra estratégica no avanço da transposição do São Francisco.

A confirmação foi feita pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), após o presidente passar o dia em repouso no Palácio da Alvorada, em Brasília. Na segunda-feira (26), Lula sentiu fortes tonturas e foi levado ao Hospital Sírio-Libanês para a realização de exames de sangue e imagem. Os resultados, segundo boletim oficial, foram normais, e o presidente retornou à residência oficial com recomendação de descanso.

Apesar da instabilidade de saúde, o chefe do Executivo decidiu manter a agenda no Nordeste, que também inclui passagem por Salgueiro (PE). Já na quinta-feira (29), Lula deverá visitar Santa Catarina.

A viagem à Paraíba faz parte de um pacote de ações do governo federal para fortalecer o desenvolvimento regional por meio de obras estruturantes e sociais. A inauguração do trecho do Ramal do Apodi é vista como uma etapa crucial para garantir segurança hídrica a milhares de paraibanos do interior.

Lula, que completou 79 anos recentemente, tem histórico recente de problemas de saúde. Em outubro do ano passado, sofreu uma queda no Palácio da Alvorada e passou por um período de internação. Em fevereiro deste ano, realizou seu check-up anual, com exames de rotina que indicaram boas condições clínicas.

A comitiva presidencial em Cachoeira dos Índios deve contar com a presença de ministros e lideranças políticas locais. A expectativa é de que o presidente reforce o compromisso com a continuidade das obras da transposição e anuncie novas iniciativas para o semiárido paraibano.