Adriano Galdino enxerga “zona de conforto” em escolha do candidato da base e reforça desejo de protagonismo político em 2026

Por Fonte83 - 09/09/2025

Presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos), durante entrevista.

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos), comentou nesta terça-feira (9) o rompimento político do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido), com o Progressistas (PP) e com a base do governador João Azevêdo (PSB). A declaração foi feita durante entrevista ao programa CBN João Pessoa, da rádio CBN Paraíba.

Galdino afirmou que o distanciamento entre Cícero e o governo era previsível e que já havia alertado sobre isso desde o início do ano. “Esse rompimento foi por mim anunciado de forma muito pretérita. Faltou espaço, faltou diálogo e critérios claros na escolha do candidato ao governo”, disse. Para ele, a decisão de Cícero é legítima, embora o futuro político do prefeito ainda não esteja totalmente definido.

A fala de Galdino ocorre dias após o anúncio oficial de Cícero, que deixou o PP e lançou sua pré-candidatura ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026. A movimentação foi seguida por uma debandada de aliados do Progressistas que ocupavam cargos na gestão municipal, incluindo Vaulene Rodrigues, Marcela Ribeiro e Virginia Borges — mãe da senadora Daniella Ribeiro (PP) e do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).

Sobre seu próprio futuro político, Adriano Galdino reafirmou sua pré-candidatura ao governo estadual e não descartou deixar a base governista, embora ainda mantenha diálogo com o governador. “Minha intenção é permanecer na base, mas quero protagonismo. Tenho 14 anos de dedicação ao PSB e minha trajetória não foi considerada na escolha do candidato”, lamentou.

Nos últimos meses, Galdino tem intensificado as críticas ao Governo, especialmente quanto à condução das articulações em torno da chapa majoritária para as eleições de 2026. Ele e o prefeito Cícero Lucena afirmam que foram deixados de fora das discussões e que seus projetos políticos — incluindo a intenção de disputar o Governo — encontraram resistência e portas fechadas.

Galdino também tem deixado claro, em diversas ocasiões, que não pretende apoiar uma eventual candidatura do atual vice-governador, Lucas Ribeiro (PP).

Crítico da indicação de um nome que, segundo ele, apenas dará continuidade administrativa ao governo, Galdino destacou seu alinhamento com o presidente Lula e atacou possíveis adversários internos. “Sou o único com real compromisso com o projeto do PSB e com Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os demais são bolsonaristas declarados ou enrustidos”, disparou.

Com o cenário em ebulição, o cenário político para as eleições de 2026 segue se redesenhando, com o rompimento de Cícero e a movimentação de Galdino gerando reações em série dentro da base governista e nos partidos aliados.

➕Secretário de Cícero, Bruno Farias diz que Tibério está com “dor de cotovelo” e “recalque” por ascensão de Léo Bezerra

➕Tibério Limeira diz que PSB avalia permanência de aliados na gestão Cícero Lucena após saída do Progressistas: “Vamos nos reunir”

➕ Eliza Virginia aposta em reconciliação entre Cícero Lucena e base governista para as eleições de 2026: “Vamos aguardar”

➕Mãe de Daniella e Aguinaldo Ribeiro entrega o cargo na Prefeitura de João Pessoa após saída de Cícero do Progressistas

➕Leo Bezerra evita posicionamento sobre rompimento e aguarda conversas com Cícero Lucena e João Azevêdo

➕Hervázio Bezerra evita cravar apoio a Lucas Ribeiro e diz que PSB ainda não tem definição para 2026

➕ “Sempre tive coragem”, diz Guga Pet ao indicar que seguirá com Cícero Lucena na Prefeitura de João Pessoa

➕Suplente de Daniella Ribeiro, Diego Tavares indica permanência na gestão de Cícero Lucena e desafia recomendação do Progressistas

➕Vaulene Rodrigues entrega cargo no governo Cícero e indicações da família Ribeiro na PMJP começam a desembarcar

➕“Quem elegeu Cícero foi o povo e não o PP”, dispara Vitor Hugo contra nota do Progressistas atacando Cícero Lucena

➕ João Azevêdo confirma rompimento com Cícero Lucena e diz que prefeito deixou base por “projeto pessoal”

➕ Hervázio Bezerra sai em defesa de Cícero Lucena e critica postura do Progressistas: “Ele não foi ouvido”

➕“Quem elegeu Cícero foi o povo e não o PP”, dispara Vitor Hugo contra nota do Progressistas atacando Cícero Lucena

➕Após oficializar saída do PP e pré-candidatura a governador, Cícero embarca para Portugal para peregrinação a Santiago de Compostela

➕CAMINHO DE FÉ: Ao lado de Lauremília, Cícero Lucena inicia peregrinação em Santiago de Compostela

➕Após audiência com João, Cícero divulga nota confirmando desfiliação do PP e pré-candidatura a governador da Paraíba

➕Progressistas reage à saída de Cícero Lucena e acusa prefeito de João Pessoa de “projeto individual de poder”

➕Cícero assinala liderança nas pesquisas e indefinição sobre o comando da federação União Progressista na PB como razões para deixar o PP

➕João Azevêdo diz que Cícero Lucena virou “tábua de salvação” da oposição: “Eles só têm esse projeto”

➕“Retorno à sua casa”, diz Baleia Rossi sobre possível filiação de Cícero Lucena ao MDB

➕Veneziano revela que presidente nacional do MDB Baleia Rossi convidou Cícero Lucena para se filiar ao partido e disputar o Governo da PB

➕De olho em 2026, MDB nacional autoriza Veneziano a conduzir articulações na Paraíba e mira filiação de Cícero Lucena

➕Prefeito Cícero não descarta refazer aliança com os Cunha Lima visando eleições de 2026 e cita “dinamismo da política”

➕Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram