Acordem, vacina e internet ainda não chegaram para todos

Por Fonte83 - 14/04/2021

Levanta a mão quem se assustou com o caos ocorrido em João Pessoa ontem (terça-feira, dia 13). Eu assisti aos telejornais estarrecida. Estava indo tudo bem, todo mundo comemorando o andamento da vacinação contra covid-19 e, de repente, o colapso. Idosos desesperados nas filas recebendo como resposta um: “não tem mais vacina”.

O que seria um tiro certo da Prefeitura de João Pessoa acabou sendo um tiro que saiu pela culatra. A aposta foi na tecnologia e, para isso, a criação de um aplicativo para agendamento da vacinação. Só esqueceram um detalhe: no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada 4 pessoas não tem acesso à internet.

E esse pensamento de que “hoje em dia todo mundo tem telefone com acesso a internet” é errôneo. A realidade é outra, muito mais precária do que supõe nossa vã filosofia. Isso pra não lembrar que mesmo quem tem acesso, não estava conseguindo agendar por falhas no APP.

Para piorar, a vacina também está chegando a conta gotas em todos os lugares do país. Esse foi outro motivo do caos de ontem. Sem vacinação no domingo e na segunda, quem precisa da 2ª dose correu para cumprir o calendário.

Aliás, esse chamamento foi feito tanto pelo Governo do Estado, como pela própria prefeitura da capital, ambos muito preocupados com o fato de milhares de idosos ainda não terem ido para essa 2ª etapa da imunização.

Aí, depois do chamamento, o caos.

Agora, é preciso urgentemente avaliar onde está o erro. Do contrário, quando a vacina chegar as cenas serão ainda mais assustadores, porque teremos outros milhares que se somarão aos que bateram com a cara na porta ontem.

Estamos todos na expectativa e na esperança que essas vacinas cheguem logo e que elas encontrem um cenário de maior organização em João Pessoa. Ninguém neste momento torce pra dar errado. Ao menos eu não torço.

*Imagem: Ítalo di Lucena/TV Cabo Branco