A manhã amanheceu gélida, fria, por assim dizer. Despertei do sono alentador, e uma lufada glacial invadiu meu peito. Não, não era e nunca foi tristeza. Era, e é essa bela palavra chamada saudade. Algo que todos nós sentimos, sentimento quase palpável, embora difícil para descrevê-lo em palavras.
E o dia começou a passar de forma vagarosa. Na ampulheta da vida, com seus minúsculos grãos em seu interior, as partículas do tempo demoravam a cair. Um a um escorriam minutos silenciosos em minhas mãos. Mas para qual local sagrado foi você? Seu abraço não mais encontro. Sua presença física aqui não está.
Porém, posso ver o seu sorriso a observar o espelho das boas reflexões. Dos momentos mágicos que passei contigo. Seus ensinamentos voltados a moldar meu caráter, e suas lições em tom baixo para corrigir erros e aplaudir acertos. Nas vicissitudes da vida que alteraram o curso dos meus planos e sonhos estava você lá.
Sim, sempre estava sua pessoa ao meu lado. Retilíneo uniforme no meu espaço e no meu tempo. O tempo de Deus nesta terra de meu deus. E as suas piadas e trocadilhos geniais que faziam todos rirem? Eita, pai, que saudade tenho de ti!
Ainda mais hoje, em data comemorativa, a saudade se eleva ao cubo. Por isso sei que não se trata, aqui, de um mero monólogo. Sua imensa sabedoria, mente brilhante e tranquila está a me falar que a ida é o primeiro passo para o retorno. E você, como o sol, renasce a cada manhã e dorme no crepúsculo espiritual dos justos.
E nesse mar de sentimentos, convido a todos e todas a abraçarem seus pais na data de hoje. Um abraço perfeito, meigo e puro. Pode, e deve vir o gesto acompanhado de lágrimas felizes e sorrisos descomunais. Colossal afeto de carinho a quem lhes deu vida e sentimentos mil.
Para você, seu Leverrier, minha eterna gratidão. A vocês, pais, todos eles, o meu mais profundo respeito e admiração. A todos os filhos e filhas, meus parabéns.
E, para finalizar, não importa se o meu ou o seu pai está em corpo presente ou se já partiu para terras celestiais, pois eles sempre serão nossos pais, e nós, filhos. Está no meu e no seu DNA. O cromossomo XY sagrado. Nossos amigos, alguém que atende pelo simples e belo nome PAI.
Para todos nós, um feliz e agradável dia deles, e nossos também. O Dia dos pais!
Feliz somos nós em tê-los!