A força política de Cícero Lucena é fundamental para a composição da chapa majoritária de João Azevêdo; por Eliabe Castor

Por Fonte83 - 17/04/2022

O Velho Mundo está ali, basta atravessar o Atlântico ou fazer uma ligação internacional. A comunicação será imediata e o feedback virá em frações de segundos. Não é mais necessário embarcar em uma caravela ou mesmo frequentar a Escola de Sagres para vir de Portugal e aportar no Brasil, ou ao contrário. A tecnologia está nas mãos de cada um, bastando ter um celular para “encurtar” distâncias.

 

E utilizando tal recurso, o governador João Azevêdo (PSB), que está em terras lusitanas, vem mantendo contato com aliados para, ao chegar em solo paraibano, ter sua chapa majoritária praticamente definida. E sim, muitos atores vêm construindo essa ponte, sendo um dos principais artífices o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas).

 

Político e gestor hábil, o chefe do Executivo pessoense mantém uma simbiose perfeita com Azevêdo. Os dois caminham juntos nas ações administrativas e políticas, estando Lucena a usar sua diplomacia para debelar focos de incêndio que possam afetar a integridade do Palácio da Redenção e danificar a gestão estadual.

 

E nesse complexo labirinto, tem Cícero Lucena colocado toda a sua experiência para fomentar uma chapa majoritária competitiva que dê a João Azevêdo musculatura suficiente para emplacar a reeleição. É preciso observar que, caso não estivesse a figura do prefeito da capital no intricado xadrez das eleições deste ano, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), que busca um assento no Senado, já não mais estaria na base aliada do governador.

 

Aguinaldo deseja a “unção” de Azevêdo para ser ele o postulante do Palácio da Redenção que disputará uma vaga senatorial no pleito que se avizinha. Contudo, há um imbróglio chamado  “samba de uma nota só”, não o de Tom Jobim, mas do próprio parlamentar progressista que insiste em ser “exclusivo”; único na majoritária do governador, não admitindo espaço para aliados governistas apoiarem o também deputado federal Efraim Filho (União Brasil), que sonha em chegar ao Senado.

 

Como se sabe, Efraim Filho figura na majoritária do seu colega de Congresso, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), que é candidato a governador do Estado. E é nessa teimosia de Aguinaldo Ribeiro que o tom conciliador e fundamental de Cícero Lucena entra em ação.

 

Aos poucos o “caboclinho” vem convencendo, se é que não já convenceu, seu companheiro de partido que a política é a arte do diálogo, não de imposições, e que nunca haverá unidade absoluta quando a pauta reside nas acomodações eleitorais.

 

Cícero e sua experiência

 

Cícero Lucena é um político experiente, e utiliza toda sua sapiência para desenvolver metas que possam incrementar, de forma benéfica para a sociedade, suas ações administrativas. E a parceria que vem implementando com João Azevêdo é vital para o bom desempenho da sua gestão, e, claro, para a própria administração estadual.

 

Sabe Lucena seu papel exato nas eleições deste ano que, certamente, influenciará na sua possível reeleição no pleito 2024, quando as urnas testarem, novamente, quem será o prefeito de João Pessoa. E é nesse ponto que o chefe do Executivo pessoense necessitará de Azevêdo para enfrentar adversários de peso, estando nesse vestíbulo, quase que certamente, figuras de proa do PSDB, PT, PL, MDB e União Brasil.

 

Todas essas siglas são adversárias de Cícero e Azevêdo. Por conseguinte, a reeleição do governador turbinará as chances de o chefe do Executivo da capital ser reeleito nas próximas eleições municipais que, mesmo longínquas, chegarão, e o alicerce para o êxito deve ser construído no hoje, no agora.

 

Cícero Lucena sabe de tais fatores, pois tem a experiência de governar João Pessoa pela terceira vez, estando no seu vasto currículo ter sido senador da República, governador do Estado e Secretário Especial de Políticas Regionais, com status de ministro, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

 

Não é pouco para uma só pessoa passar por todos esses cargos, tornando Lucena um dos políticos mais preparados da Paraíba. Seus aliados sabem de tal condição, como também os adversários, daí ser o prefeito de João Pessoa peça importante não só na formulação da chapa majoritária de Azevêdo, como também no possível êxito para reeleger o governador.