“A água no chopp de Nilvan”, por Fabiano Gomes

Por Fabiano Gomes - 21/05/2023

Fotomontagem: Fonte83

Se depender do ex-presidente Jair Bolsonaro, o candidato a prefeito de João Pessoa pelo PL será o seu ex-ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A informação, publicada esta semana pelo jornalista Lauro Jardim, em seu blog no jornal O Globo, não foi desmentida até o momento. Segundo Jardim, Bolsonaro já teria avisado ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que o desejo de Queiroga de ser candidato à prefeitura de João Pessoa tem o seu apoio.

A decisão de Bolsonaro é água no chopp tanto para as pretensões de Nilvan Ferreira quanto do deputado federal Cabo Gilberto de serem candidatos a prefeito da capital. Sem o apoio e o uso da imagem do ex-presidente, o que sobraria aos dois numa disputa eleitoral? Sem a carona no inquestionável prestígio político que o ex-presidente tem no eleitorado de João Pessoa não tem como continuar surfando na onda bolsonarista, e os diversos casos de 2022 mostram isso.

A julgar pela reação de Walber Virgolino e Nilvan Ferreira, os dois não são tão bolsonaristas assim, como diziam ser. Virgolino contestou a decisão de Bolsonaro e ameaçou até mesmo sair do PL. Se depender de Virgolino, não permanecerá no PL de Jair Bolsonaro: “Se continuar esse tipo de postura, eu vou solicitar que o presidente me expulse, já que eu não posso sair”, isso porque ele perderia o mandato de deputado estadual. Nilvan como não tem mandato para perder “já está procurando outro partido”.

Os dois não vão para lugar nenhum. Eles sabem que sem Bolsonaro voltam a ser irrelevantes na política paraibana. O que resta é engolir o choro e bater palma para Marcelo Queiroga.