O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT) confirmou sua intenção de disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de 2026, apostando na força do Partido dos Trabalhadores (PT) para ampliar sua representação na bancada paraibana. A declaração foi feita na noite desta terça-feira (4), durante entrevista ao podcast A Tal da Política, apresentado pelo jornalista Rudney Araújo.
Segundo Ricardo, sua eventual candidatura atende a uma estratégia política nacional do PT e à necessidade de fortalecer o partido na Paraíba. “Tenho direito a ser candidato. Essa candidatura é uma necessidade do PT, do governo Lula e do partido nacional. Existe uma análise de que é possível fazer dois deputados no mínimo, e eu acredito nisso”, afirmou.
Durante a entrevista, o ex-governador também comentou sobre as críticas do deputado federal Luiz Couto (PT), que o acusou de etarismo, discriminação por idade. Ricardo negou a acusação e afirmou que a declaração não faz sentido, já que ele mesmo completará 65 anos neste mês. “Eu seria a pessoa menos indicada para isso. Eu mesmo sou idoso, tenho carteirinha para vaga preferencial e meia-entrada. Fui o único governador que implantou políticas públicas voltadas aos idosos na Paraíba”, destacou, citando programas criados durante sua gestão, como o Cidade Madura e os editais de apoio a instituições de longa permanência.
Coutinho disse ainda que respeita e deseja êxito aos demais nomes do PT que devem disputar vagas na Câmara, como Luiz Couto, Anastácia e o vereador Marcos Henriques, mas reforçou sua convicção de que o partido deve ampliar sua bancada. “Quero que todos tenham muitos votos. Mas estou dizendo e podem anotar: o PT fará no mínimo dois deputados federais em 2026”, afirmou.
O ex-governador aproveitou a entrevista para lembrar ações marcantes de sua gestão, como obras de infraestrutura, programas de apoio à agricultura familiar e a criação de equipamentos de saúde como o Hospital Metropolitano de Santa Rita. “Em todo canto que chego sou lembrado porque trabalhei muito. Fiz obras que mudaram a vida das pessoas e que permanecem de pé. É isso que me dá segurança para continuar contribuindo com o estado”, disse.
Mesmo sem mandato desde 2018, Ricardo Coutinho segue como uma das figuras mais influentes da esquerda paraibana. Filiado ao PT desde 2021, o ex-governador tenta retomar protagonismo político e se reposicionar no cenário eleitoral após enfrentar inelegibilidades e derrotas em 2020 e 2022.
➕Ricardo Coutinho descarta Cícero e Lucas e cobra candidatura 100% lulista na Paraíba
➕Ricardo Coutinho evita comentar possível aliança entre Cida Ramos e Lucas Ribeiro para 2026
➕Cida Ramos nega que PT planeje candidatura ao Governo da Paraíba em 2026: “Prioridade é Lula”
➕Cida Ramos nega que PT planeje candidatura ao Governo da Paraíba em 2026: “Prioridade é Lula”
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado


