Saiba o que é a “síndrome do coração partido” que pode causar infartos, alerta médico paraibano

Por Ingreson Derze - 02/11/2025

O médico e pesquisador Valério Vasconcelos explicou como o estresse emocional pode desencadear a “síndrome do coração partido”, que imita um infarto. Dr. Valério Vasconcelos durante entrevista ao programa Ô Paraíba Boa, da FM 100.5.

O médico, pesquisador e escritor Valério Vasconcelos, PHD em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP), fez um importante alerta sobre uma condição pouco conhecida, mas potencialmente grave: a chamada “síndrome do coração partido”. Durante entrevista ao portal Fonte83 e ao programa Ô Paraíba Boa, da rádio 100.5 FM, o especialista explicou que emoções intensas, como decepções amorosas, luto ou perda de emprego, podem provocar reações físicas que levam a sintomas idênticos aos de um infarto.

“Essa síndrome acontece quando você tem uma perda afetiva, por exemplo, uma pessoa que foi deixada na porta da igreja, ou que perdeu alguém querido, ou foi traída. Uma decepção amorosa, uma perda no trabalho, algo que teve um significado importante para você. A pessoa pode ter um infarto sem ter nenhum entupimento nas artérias do coração. Chama-se síndrome do coração partido”, explicou.

De acordo com o médico, o quadro clínico pode assustar tanto pacientes quanto profissionais de saúde. “Você tem a mesma sintomatologia que uma pessoa que está tendo um infarto. O eletrocardiograma mostra alterações compatíveis, e o atendimento é igual. Mas quando se faz o cateterismo, as artérias estão normais”, detalhou Valério.

A cardiomiopatia de Takotsubo — nome científico da síndrome — ocorre devido a uma fraqueza súbita do músculo cardíaco, geralmente causada por fortes emoções. O coração, nessas situações, altera sua forma e passa a bombear o sangue de maneira ineficiente, gerando dor intensa no peito, falta de ar e palpitações.

Embora seja reversível na maioria dos casos, a condição requer atenção médica imediata, pois pode evoluir para complicações graves. “O mais importante é entender que o emocional e o físico estão profundamente conectados. O coração sente o que a mente sofre”, ressaltou o especialista.

🎥A entrevista completa com o doutor Valério Vasconcelos pode ser assistida no vídeo abaixo:

➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado

📷 Siga o Fonte83 no Instagram