O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), deu mais um passo na tentativa de consolidar o apoio do partido à pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao Governo da Paraíba em 2026. Neste sábado (18), Motta comandou uma nova rodada de articulações na sede do Republicanos, em João Pessoa, reunindo lideranças estratégicas do campo governista.
O encontro contou com a presença do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), tio de Lucas e principal articulador da pré-campanha, além dos deputados Wilson Santiago (federal) e Wilson Filho (estadual e atual secretário de Estado da Educação).
Nas redes sociais, Hugo Motta registrou a reunião com uma foto e uma mensagem que resume o clima do encontro: “Recebendo o deputado Aguinaldo Ribeiro ao lado do deputado federal Wilson Santiago e do secretário de Educação, deputado Wilson Filho. Encontro produtivo, dialogando sempre em busca do melhor pra Paraíba”, detalhou.
O gesto de Hugo fortalece o discurso de unidade, mas também revela o esforço em construir pontes dentro da própria base, que ainda tem pontos de atrito quanto ao alinhamento definitivo com Lucas Ribeiro.
Acordo avança, mas ainda não está fechado
A reunião deste sábado ocorre duas semanas após encontros internos do Republicanos que serviram para firmar apenas um compromisso inabalável: o apoio da legenda à pré-candidatura de Nabor Wanderley (Republicanos), prefeito de Patos e pai de Hugo, ao Senado Federal. Quanto à aliança com o PP e o nome de Lucas ao governo, o cenário ainda exige articulação e convencimento — especialmente entre lideranças do interior e figuras próximas ao governador João Azevêdo (PSB), que ainda não cravou apoio oficial a nenhum pré-candidato ao Governo da Paraíba em 2026 e alguns integrantes do partido, a exemplo do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos), que sinalizou um possível apoio de seu grupo político à candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (sem partido).
A presença de Aguinaldo no encontro é vista como tentativa de reforçar o elo entre o PP e o Republicanos, antecipando composições que podem desenhar a chapa majoritária de 2026. Apesar do tom amistoso da reunião, bastidores indicam que nem todos dentro do Republicanos estão convencidos da aliança.
Costura política segue
Segundo informações, novas rodadas de conversa estão previstas, envolvendo não apenas Republicanos e PP, mas também lideranças do PSB e de outros partidos da base aliada. A ideia é amarrar uma frente política sólida em torno de Lucas Ribeiro, com Hugo Motta conduzindo pessoalmente os termos da negociação.
Para Hugo, o movimento é estratégico: além de tentar emplacar o candidato ao governo, o Republicanos quer garantir protagonismo na eleição de 2026, com Nabor Wanderley no Senado e mais espaço em uma eventual futura gestão.
Confira abaixo a publicação no perfil do Instagram de Hugo Motta:
Ver essa foto no Instagram
As razões do favoritismo de Cícero Lucena – Por Flávio Lúcio
Felipe Leitão cobra maturidade e pede definição do nome da base governista para disputa de 2026
Republicanos será peça-chave nas eleições de 2026 na Paraíba, diz Wilson Filho
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado