O ex-deputado estadual e atual presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa (PSB), confirmou nesta terça-feira (15), em entrevista ao programa CBN João Pessoa, da rádio CBN Paraíba, que será candidato a deputado federal em 2026. Além do anúncio, Barbosa sinalizou forte insatisfação com os rumos do PSB e revelou ter recebido convites de diversas legendas, incluindo partidos da oposição.
“Vou disputar uma cadeira na Câmara Federal. Não posso assegurar agora que será pelo PSB. Há uma possibilidade, mas a cada dia essa chance diminui”, afirmou.
Barbosa admitiu que estuda deixar o PSB, partido pelo qual disputou a eleição de 2022 — quando obteve 63.777 votos (2,88%), mas não foi eleito. Desde então, comanda a Companhia Docas e afirma ter tido, mesmo fora do Congresso, uma atuação mais efetiva pela Paraíba. “A derrota me trouxe um privilégio. Acho que fiz mais pela Paraíba no Porto de Cabedelo do que teria feito no Congresso Nacional, do jeito que está”, avaliou.
O socialista revelou que tem sido procurado por diferentes partidos, incluindo o Republicanos, o Progressistas (PP) e até por legendas de oposição. Segundo ele, a prioridade é encontrar um ambiente político com viabilidade eleitoral. “Tenho sido chamado frequentemente. O telefone não para. Me dizem: ‘Você não pode errar de novo’. Há uma chance material de elegibilidade em outras siglas”, afirmou.
Crise interna no PSB
Ricardo Barbosa também revelou que há um sentimento crescente de fragilidade na estrutura do PSB, especialmente em relação à formação de uma chapa competitiva para a Câmara dos Deputados. “Há ruídos de que o PSB vai ter dificuldade de formar nominata. Isso se comenta, ainda que a boca pequena. Mas é real”, disse.
Ele ainda citou possíveis saídas do partido. Segundo Barbosa, o deputado estadual Gervásio Maia — hoje o único federal do PSB paraibano — não deve permanecer na legenda. O superintendente da PB Saúde, Dr. Jhony Bezerra também estaria avaliando alternativas. “Gervásio já disse que não fica. Johnny também deixou em aberto. Quando alguém diz ‘vou procurar minha viabilidade’, já está sinalizando”, completou.
As declarações de Ricardo Barbosa ocorrem em meio às movimentações partidárias para 2026 e refletem não apenas a crise interna no PSB, mas também a reorganização de forças dentro da base do governador João Azevêdo (PSB). Com sinais claros de debandada, a legenda que governa o estado pode enfrentar desafios para manter protagonismo no pleito proporcional.
➕ Ricardo Barbosa revela candidatura a deputado federal pelo Republicanos em 2026
➕ Após reunião com governador, Ricardo Barbosa crava: “João disputará o Senado”
➕ Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado