O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Roma, na Itália, na manhã deste domingo (12), onde cumpre uma agenda internacional que inclui a abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e um encontro com o Papa Leão XIV, no Vaticano.
A participação de Lula no fórum, que começa nesta segunda-feira (13), ocorre em um momento simbólico: o Brasil foi recentemente retirado do Mapa da Fome da ONU, após registrar menos de 2,5% da população em situação de subnutrição — marca atingida após o governo afirmar que 30 milhões de brasileiros foram retirados da fome nos últimos dois anos e meio.
Durante o evento, Lula será o orador principal, atendendo a convite feito em julho pelo diretor-geral da FAO, Qu Dongyu. O fórum deste ano também celebra os 80 anos de fundação da FAO e se estende até o próximo dia 18.
Audiência com o Papa Leão XIV
Ainda nesta segunda-feira, Lula será recebido pelo novo líder da Igreja Católica, Papa Leão XIV, eleito em maio deste ano. Será o primeiro encontro entre os dois líderes, e a audiência está marcada para ocorrer no início da manhã, no horário local.
Aliança Global contra a Fome
Outro compromisso da comitiva brasileira em Roma é a segunda reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada durante a presidência brasileira no G20. O grupo reúne representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e sociedade civil.
Copresidida por Brasil e Espanha, a aliança apoia políticas públicas para erradicar a fome e reduzir desigualdades em países como Etiópia, Quênia, Haiti, Ruanda e Zâmbia, por meio de um mecanismo de implementação acelerada, o Fast Track, que já atraiu mais de 80 manifestações de interesse por parte de financiadores internacionais.
Durante a viagem, Lula também inaugura oficialmente a sede do secretariado da Aliança Global, que funcionará dentro da FAO, com escritórios em Brasília, Adis Abeba, Bangkok e Washington.
Os primeiros resultados das ações serão apresentados em novembro, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU, no Catar.
O retorno de Lula ao Brasil está previsto para a noite desta segunda-feira (13), após o cumprimento da agenda em Roma.
Clique aqui para seguir o canal “FONTE83” no WhatsApp e fique bem informado